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EducXperience

por Lebiam Tamar publicado 28/11/2018 17h29, última modificação 28/11/2018 17h29

Profª Coordenadora: Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva (CE/DHP)

Colaboradoras:
Dra. Thamyris Mandu (CE/DHP - Ministrante)
Joice Branco e Gabriela Branco (Estudantes voluntárias)
Danielle Alvarenga e Irinalda Bezerra (Colaboradoras externas)

A formação docente constitui-se como ponto de pauta permanente em qualquer política pública em educação e deve ser considerada como ação prioritária e urgente para que o alcance dos resultados e das metas estabelecidos. Entretanto, tal formação tem se configurado gradativamente como complexa por incorporar demandas sociais diversas, atribuídas às instituições de ensino. Assim, os desafios educacionais se ampliam e o contexto sociocultural contemporâneo requer o contínuo engendramento de soluções inovadoras por parte dos profissionais da educação. Um desses desafios é a adequada integração das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, a partir da produção de conhecimento científico e do desenvolvimento de competências técnicas e pedagógicas para o exercício da docência.

Desse modo, o EducXperience objetiva promover a formação teórico-prática para a educação mediada por tecnologias digitais por graduandos/as (cursos de licenciatura da UFPB) e docentes em exercício (redes de ensino público e privado). As atividades propostas nesta ação de extensão universitária consistem de workshops, que abordam tendências atuais de aplicação das tecnologias digitais na educação. Os workshops são  desenvolvidos a partir de metodologias ativas de ensino, que propiciam aos participantes o estudo das tecnologias digitais, a experimentação de práticas pedagógicas inovadoras e a formulação de situações didáticas aplicáveis em seus campos de estágio ou de atuação profissional.

O EduXperience se baseia nos pressupostos da aprendizagem ativa para propor aos seus/suas participantes o desenvolvimento da autonomia intelectual e do protagonismo acadêmico, entendendo-se e atuando como sujeito de seu processo de formação profissional e como gestor/a de seus percursos de aprendizagem. Os workshops têm como objetivo geral promover experiências de aplicação de tecnologias digitais na educação. Os temas abordados são variados. Inicialmente, estão sendo ofertados os workshops de realidade virtual na educação; realidade aumentada na educação e robótica educacional. Entre outros temas, estão previstas a oferta futura de workshops sobre aplicativos educacionais, produção de conteúdos educacionais digitais, design thinking, fabricação digital e gamificação na educação.

Os workshops têm carga horária total de 04 horas cada um. Cada turma é composta por 25 participantes que são organizados em grupos de trabalho, compostos por cinco integrantes. Os procedimentos metodológicos dos workshops apresentam os temas abordados a partir de cinco estratégias didáticas: Descoberta; Experimentação; Simulação; Cocriação e Avaliação.

- Descoberta: Apresentação do tema aos participantes a partir da técnica de exposição oral apoiada por material multimídia, composto por textos, imagens e vídeos que abordam o conceito, as características e as aplicações da referida tecnologia digital em contextos educativos.

- Experimentação: Desenvolvimento de um experimento relacionado com a produção de protótipos para a compreensão do conceito da tecnologia digital abordada;

 - Simulação: Realização de uma situação didática com os participantes do workshop, que demonstra um exemplo de aplicação da tecnologia digital abordada no processo de ensino e aprendizagem.

- Cocriação: Trabalho colaborativo de pesquisa e de proposição por equipes de uma situação didática para execução em escolas de Educação Básica, Educação Superior, Educação Tecnológica, Educação Não Formal ou em qualquer espaço com finalidade educativa.
- Avaliação: Compartilhamento e discussão das ideias propostas por cada grupo de participantes com comentários e sugestões que possam contribuir para a melhor execução da situação didática formulada.

Resultados esperados:
- Formação teórico-prática de graduandos/as e professores/as em exercício;
- Produção de 01 publicação anual (capítulo de livro ou artigo em periódico/evento acadêmico) sobre os resultados alcançados;
- Produção de conteúdos digitais para publicação no site do LEPPI (www.ce.ufpb.br/leppi): Planos de aula, Indicação de Aplicativos Educacionais e materiais didáticos variados.
- Implementação de casos de sucesso no uso das tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada ou robótica educacional em instituições educativas na cidade de João Pessoa.