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Vagas para integrar o Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática nos Anos Iniciais - GPEMAIS.
Estimados(as) estudantes,
Convido-os a participarem do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática nos Anos Iniciais - GPEMAIS. Os encontros acontecem no LEPPI, a cada 15 dias, nas terças à tarde e conta com a coordenação de Maria Alves de Azerêdo e Francisca Terezinha Alves.
Em 2019, continuamos os estudos sobre o ensino de Matemática, organizado, agora no Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - GPEMAIS. Os objetivos deste grupo são:
- fomentar espaços de discussão, reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de matemática;
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estimular e orientar a produção de pesquisas na área, abrangendo graduandos e pós-graduandos, professores da educação básica, bem como pesquisadores da universidade;
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contribuir com a formação de profissionais da educação básica ou daqueles que estão em formação inicial, com foco para a melhoria do ensino em redes públicas;
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possibilitar a criação de grupos colaborativos, entre pesquisadores da Universidade (docentes e estudantes) e professores de escolas públicas, proporcionando um espaço de aprendizagem e ensino para todos os participantes.
ORGANIZAÇÃO/PERÍODO
Para este ano, teremos 13 (treze) encontros presenciais com temáticas conduzidas pelos professores pesquisadores do GPEMAIS. Os encontros ocorrerão no período de junho a dezembro, às terças-feiras, no horário das 15:30 às 18:30.
LOCAL DOS ENCONTROS
LEPPI – Laboratório de Estudos e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, no CE – Campus I. Fica no bloco da Psicopedagogia 1º andar.
PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS
1º encontro - JUNHO - 18 de junho
Apresentação da proposta de trabalho aos participantes, com distribuição de textos e tarefas.
Temática 1: Formação de Professores que ensinam matemática
Textos teóricos e pesquisas na área.
JULHO – 02, 16 e 30
Temática 2: Resolução de Problemas e Pensamento Algébrico
Textos teóricos e pesquisas na área.
AGOSTO – 06 e 20
SETEMBRO 03 e 17
Temática 3: Operações aritméticas e registros de representação semiótica
Textos teóricos e pesquisas na área.
OUTUBRO – 01 e 22
NOVEMBRO – 05 e 19
03 de DEZEMBRO – Avaliação das atividades realizadas no grupo e confraternização.
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O saber matemático tem importância capital no desenvolvimento e no uso das tecnologias, as quais têm funcionado como um fator importante no estabelecimento e na manutenção de desigualdades. A superação das desigualdades e o exercício pleno da autonomia e da soberania exigem, portanto, a apropriação democrática dos conhecimentos matemáticos (Campos e Nunes, 1994)