Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso "Termografia Infravermelha em Saúde"

Curso "Termografia Infravermelha em Saúde"

publicado: 04/12/2018 10h10, última modificação: 11/12/2018 11h55

Curso Termografia 1Na última sexta-feira, dia 07 de dezembro, a LEFIDEF promoveu o curso "Termografia Infravermelha em Saúde". O curso contou com a fisioterapeuta Francilene Lira e a estudante de fisioterapia Silvana Venceslau como ministrantes. Ao todo, 22 pessoas, dentre estudantes e professores de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Educação Física, puderam compartilhar de uma tarde de muitos conhecimentos teóricos e práticos acerca da Termografia infravermelha.

Os profissionais das ciências da saúde buscam o desenvolvimento e validação de métodos e recursos confiáveis e seguros que auxiliem na atribuição de um diagnóstico frente às queixas do paciente. A termografia por infravermelho é mais um recurso de avaliação que complementa a avaliação cinético-funcional.

A termografia infravermelha (TRI) é uma técnica que permite medir a temperatura cutânea por meio da captação da emissão da radiação infravermelha liberada por corpos de temperatura acima de zero
absoluto. Com a TIR, obtemos uma imagem de alta resolução da energia infravermelha emitida pelo corpo, expressando a distribuição térmica da superfície cutânea. É uma técnica que não necessita nenhum tipo de contato com o paciente, que não emite radiação iônica e não apresenta contraindicações.

Embora seja de fácil realização, a técnica requer cuidados para garantir a perfeita captação de imagem, bem como o conhecimento dos aplicativos de análise para a plena utilização de todas as funções e obtenção do máximo de informações sobre a temperatura e suas correspondências com os processos fisiológicos.

A difusão de conhecimentos teóricos e práticos para a captação de termogramas é extremamente importante para garantir sua utilização de forma adequada, de forma a se obter mais informações para o estabelecimento de diagnósticos corretos.

Para ver mais imagens do curso, acesse nossa página no Facebook.