Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 19/03/2024 21h44

O Laboratório de Compostos de Coordenação e Química de Superfície (LCCQS) do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba, foi criado no início dos anos 90 sob a coordenação dos professores José Geraldo de Paiva Espínola e Dr. Severino Francisco de Oliveira. Nos anos 2000 foi coordenado pela Profa. Maria Gardênnia da Fonseca. Atualmente, o LCCQS é coordenado pelos professores Ercules Epaminondas de Sousa Teotonio (Coordenador) e Wagner de Mendonça Faustino (Vice-coordenador).

Nos primeiros anos de sua criação, as pesquisas estavam centradas na funcionalização de superfícies de sílica gel para adsorção de metais de transição. Outras linhas de pesquisa sobre síntese, caracterização e estudos termodinâmicos de complexos de metais de transição e íons lantanídeos trivalentes foram também desenvolvidas. Uma das características mais importante do LCCQS tem sido seu caráter multiusuário, em que pesquisadores de outras áreas também poderiam usar a infraestrutura física e instrumental do laboratório. Ao longo dos anos, novos pesquisadores e, consequentemente, novas linhas de pesquisas foram incorporadas. Atualmente, uma equipe multidisciplinar compõe o quando de pesquisadores vinculados ao LCCQS: Profa. Dra. Cláudia M. Z.Cristiano, Prof. Dr. Ercules E. S. Teotonio, Prof. Dr. Fausthon F. Silva, Prof. Dr. Júlio Santos Rebouças, Profa. Dra. Rafaela B. Provazi Pesci e Wagner M. Faustino. Neste contexto, várias áreas de pesquisa são contempladas, com destaque para as seguintes: Química Inorgânica Medicinal, Bioinorgânica e Catálise Biomimétrica, Terapia Fotodinâmica, Espectroscopia de Luminescência de Compostos de Íons Lantanídeos, Mecanismos de Transferência de Energia Intramolecular, Compostos para Quimioterapia e Medicina Nuclear, Nanopartículas, Plastificantes, Liberação Controlada de Fármacos, Catálise Orgânica e Eletrocatálise.

Além dos aspectos supracitados, o LCCQS possui uma significativa contribuição para a formação de recursos humanos qualificados, tendo ao longo da sua história contribuído para a formação de  aproximadamente 80 trabalhos de pós-graduação stricto sensu, além de inúmeros projetos de estudantes de iniciação científica.

Como Chegar?