Você está aqui: Página Inicial > Foto de Izabela > Notícias > Pesquisadores da UFPB recebem prêmio por Inovação Tecnológica
conteúdo

Notícias

Pesquisadores da UFPB recebem prêmio por Inovação Tecnológica

O projeto que deu origem ao pedido de patente junto a Agência de Inovação Tecnológica - INOVA, estudou a estabilidade físico-química do sabonete contendo extrato de algaroba

por Clóvis Gouveia da Silva publicado: 04/12/2018 15h46, última modificação: 02/03/2020 17h57

A PREMIAÇÃO

Em solenidade realizada no último dia 29 de novembro de 2018,  no auditório Professor Milton Ferreira de Paiva - Reitoria - Campus I, em João Pessoa-PB, os pesquisadores Dra. Melania Lopes Cornélio, Dr. Clóvis Gouveia da Silva e a graduanda em Engenharia Química Elaine Cristina Castro Almeida, foram homenageados  durante a entrega do 4° Prêmio pela Agência de Inovação Tecnológica  da Universidade Federal da Paraíba.

 O Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros visa reconhecer os esforços de pesquisa tecnológica aplicada dos docentes, discentes e/ou técnico-administrativos realizados no ano base anterior ao evento de premiação.

O PROJETO

ESTUDO DA ESTABILIDADE FÍSICO-QUÍMICA DO SABONETE CONTENDO EXTRATO DE ALGAROBA

A preferência dos consumidores por produtos naturais está se tornando cada vez mais crescente, fazendo com que as indústrias de cosméticos invistam em matérias-primas de origem vegetal, utilizando-se como ingredientes os óleos e os extratos de plantas, dentre eles o extrato de algaroba, por exemplo. Diante desse contexto, a elaboração de um sabonete de origem natural ganha notória importância. Tendo em vista a possível utilização como fonte de renda no semiárido, bem como a sua extrema abundância na região e a crescente demanda por produtos naturais no mercado cosmético.

A aplicação do extrato da algaroba de composição rica em açúcares e características emolientes e umectantes para a produção de sabonetes em barra e, a partir disso, avaliar a estabilidade dos sabonetes através dos estudos físico-químicos, empregando diferentes concentrações do extrato da algaroba, indicaram que os sabonetes com as concentrações estudadas não apresentaram rachaduras nem redução significativa da perda de massa (amolecimento/desgaste).

Concluiu-se que, o extrato da algaroba contribui para manter as características físico-químicas, manutenção da plasticidade, do sabonete durante o seu uso e fortalece a ideia das propriedades umectantes. Embora o sabonete com o extrato não tenha apresentado um nível de espuma considerável, o índice de espuma reduziu com o aumento da concentração, segundo a literatura, esse fato é importante pois permitem maiores características emolientes e menos irritante para pele. Assim sendo, é recomendado o uso do extrato da algaroba na fabricação de sabonetes de base vegetal, potencializando o poder econômico da região do semiárido e sendo uma nova alternativa de produtos cosméticos.