Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Publicações > Artigos
conteúdo

Artigos

por LAVAIS publicado 17/07/2020 14h07, última modificação 22/07/2020 22h39

 

 

Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares

COSTA, Robson Xavier da; LEHMKUHL, Luciene. Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares.  Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 252-256, maio/ago. 2020

_______________________________________________________________________________________________________________________

Revista GEARTE UFRGS - Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares - org. Robson Xavier e Luciene Lehmkuhl.
Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/gearte>

 

Arteterapia e Imagens: (Des)construindo caminhos

COSTA, R. X. (Robson Xavier da Costa) ; ASSUNÇÃO, A. C. L. . Arteterapia e Imagens: (Des)construindo caminhos. In: XXI CONFAEB, 2011, São Luís/MA. Arteterapia e Imagens: (Des)construindo imagens. São Luis: Editora UFMA, 2011

_______________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o evento: Em 2011, de 14 a 18 de novembro, São Luís do Maranhão sediou o XXI Congresso Nacional da Federação dos Artes/Educadores do Brasil- ConFAEB, com o tema: Culturas da pesquisa: arte, educação, tecnologia. Com o apoio da UFMA e do IFMA e houve o evento paralelo: XI Encontro Humanístico.

Mais detalhes: http://faeb.com.br

 

A arte como terapia promovendo o autoconhecimento na pessoa idosa

Trabalho completo publicado / VIII ENCONTRO PARAIBANO DE ARTETERAPIA / 2014 

COSTA, Rosangela Xavier da; TANURE, S. M. ; CAROLINO, J.A. . QUEM SOU EU:A ARTE COMO TERAPIA PROMOVENDO O AUTOCONHECIMENTO NA PESSOA IDOSA. In: VIII ENCONTRO PARAIBANO DE ARTETERAPIA, 2014, JOAO PESSOA - PB. VIII ENCONTRO PARAIBANO DE ARTETERAPIA. JOAO PESSOA - PB: EDITORA UNIVERSITARIA, 2014.

______________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o evento:  Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educação em Artes Visuais – GPAEAV/UFPB/CNPq. Na universidade Federal da Paraíba- campus I - João Pessoa

Mais informações sobre o evento: http://oitavoencontroparaibanodearteterapia.blogspot.com.br/

 

Arte & Inclusão - em múltiplos contextos

Anais do I CIAMI 2016 - VI CNA 2016 - IX EPA 2016 - VII EPA 2014 - UFPB - LAVAIS - GPAMI

______________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o evento: Esta coletânea é o resultado dos trabalhos aprovados e apresentados durante o I CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ARTE, MUSEUS E INCLUSÃO (I CIAMI), o V Congresso Nordestino de Arteterapia, o XIX Encontro Paraibano de Arteterapia e o XVII Encontro Paraibano de Arteterapia,   realizados na Universidade Federal  da Paraíba (UFPB), esses eventos foram realizados pela equipe do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIS) e pelo Grupo de Pesquisa em Arte Museus e Inclusão (GPAMI/ UFPB/CNPq), com apoio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA/UFPB), por meio do Grupo de Trabalho em Acessibilidade Comunicacional (GTAC).

Acesse o link: <https://issuu.com/robsonxavier3/docs/anais_i_ciami_2016_-_arquivo_comple>

 

PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS

 

CUIDAR DE CUIDADORES: ARTETERAPIA NA CASA DA CRIANÇA COM CÂNCER

Artigo em Periódico online:  Revista Eletrônica Extensão Cidadã / 2009

Resumo

Este artigo objetiva analisar a experiência de um grupo arteterapêutico desenvolvida durante o ano de 2008 e inicio de 2009 na Casa da Criança com Câncer – NACC – PB, na cidade de João Pessoa – PB, com cuidadores voluntários que atendem a crianças/adolescentes internos na instituição. O trabalho consistiu em um projeto de extensão universitária acompanhado por um arteterapeuta, o professor coordenador do projeto e pela psicóloga da instituição, assessorados pela bolsista do PROBEX, em conjunto com os voluntários membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arteterapia da UFPB, por meio de reuniões mensais. Com o atendimento arteterapêutico, pretendemos auxiliar e fortalecer o a interação entre os voluntários e a humanização do atendimento as crianças/adolescentes internas. A partir do desenvolvimento das atividades percebemos um melhor relacionamento entre os membros do grupo e a preocupação com o apoio aos colegas durante as atividades desenvolvidas e o atendimento semanal na instituição.

 

Artigo publicado no v. 7(2009) da Revista Eletrônica Extensão Cidadã - ISSN 1982-2138
 Texto completo: http://periodicos.ufpb.br/index.php/extensaocidada/article/view/3918

______________________________________________________________________________________________________________________

Mais informações: A Revista Eletrônica EXTENSÃO CIDADÃ é um canal privilegiado para a democratização do conhecimento produzido a partir da experiência de extensão da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Além do tradicional espaço para a divulgação de artigos, tendo como referência a produção acadêmica gerada a partir da experiência dos projetos de extensão universitária, a revista contará também com espaços onde estarão presentes as ações e os protagonistas da extensão. A cada número, uma reportagem tornará pública a história de um projeto de extensão desenvolvido na UFPB, enfocando sua origem, objetivos, equipe, parcerias, intervenção na sociedade, contribuição nas políticas públicas e toda a experiência adquirida no decorrer do projeto, inclusive com os frutos daquela vivência para a universidade e a sociedade. Além disso, no espaço de entrevista, a revista estará sempre dando voz àqueles e àquelas que direta ou indiretamente construíram a história da extensão da UFPB (Qualis B5 - ENGENHARIAS I).

 

Cuidar com arteterapia: um caminho para a consciência planetária

Comunicação em Periódico online: Dossiê: Religião e Consciência Planetária na revista Horizonte / 2009 
Rosangela Xavier da Costa; Jacqueline Alves Carolino; Robson Xavier da Costa

 

Resumo

Nosso planeta enfrenta diversos tipos de intempéries, mudanças climáticas radicais, redução da camada de ozônio, poluição dos rios e do ar, entre outros problemas, o que tem levado a uma preocupação cada vez maior com um futuro catastrófico e à consequente tomada de consciência em busca de mudanças e atitudes para amenizar os efeitos devastadores da ação do homem. Apesar do avanço da tecnologia e da ciência, os problemas socioambientais se agravam. Nunca se falou tanto em degradação ambiental, como no início do século XXI. Segundo Boff (2001), o agravamento desse quadro começa com a mundialização do acelerado processo produtivo, que torna mais premente a ameaça e passa a exigir um cuidado especial com o futuro da terra.

 

Publicada no Vol. 7, Nº. 14 – jun. 2009 - Dossiê: Religião e Consciência Planetária na revista Horizonte, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Texto completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/537/2725

 ________________________________________________________________________________________________________________________

 Mais informações: A Revista Horizonte é voltada para Estudos de Teologia e Ciências da Religião é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, classificada como A1 no QUALIS de sua área (Filosofia, subcomissão Teologia). Horizonte tem por missão veicular trabalhos científicos que contribuam para o avanço da pesquisa, especialmente na área das Ciências da Religião e Teologia, da formação acadêmica crítica e integral, aberta ao diálogo, à perspectiva interdisciplinar e à pluralidade de ideias.

 

Artigo Completo - Formas de Convivência da População Idosa com a Arte/Educação como Mecanismo de Produção e Inclusão: um estudo exploratório no município de João Pessoa

Artigo em Anais: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade - Da Exclusão à Inclusão: a educação como alternativa de superação / 2009

COSTA, R. X.; CAROLINO, Jaqueline . Artigo Completo - Formas de Convivência da População Idosa com a Arte/Educação como Mecanismo de Produção e Inclusão: um estudo exploratório no município de João Pessoa ? PB. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade - Da Exclusão à Inclusão: a educação como alternativa de superação, 2009, João Pessoa - PB. Anais do I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade - Da Exclusão à Inclusão: a educação como alternativa de superação. João Pessoa - PB: Editora Universitária UFPB, 2009. v. 01

 

Poéticas e processos em arteterapia: relato de experiência

Artigo em periódico online: Imagens da Transformação / 2010

COSTA, R. X.. Artigo completo - poéticas e processos em arteterapia: relato de experiência. Imagens da Transformação, v. 01, p. 167-174, 2010

 

 

Arteterapia & Artes Visuais: aproximações contemporâneas

Artigo em Periódico online e impressa: Revista Cartema / 2012

 

 COSTA, R. X.. Artigo Completo - Arteterapia & Artes Visuais: aproximações contemporâneas. Revista Cartema, v. 01, p. 65-75, 2012.

 

Artigo completo: https://issuu.com/ppgavufpeufpbrevistacartema/docs/cartema_1

 ___________________________________________________________________________________________________________

Mais informações: A revista Cartema é uma publicação em português e espanhol, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seu objetivo é a publicação de artigos, ensaios acadêmicos, ensaios visuais, resenhas e entrevistas, sobre questões relativas às artes visuais, sobretudo no âmbito das duas linhas de pesquisa desenvolvidas no PPGAV (História, teoria e processos de criação em artes visuais e Ensino das artes visuais no Brasil).

 

 

Arteterapia como investigação: a trajetória do Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educação em Artes Visuais da UFPB

Artigo em Periódico online:Revista Científica de Arteterapia Cores da Vida / 2012

 

COSTA, R. X.. Artigo Completo - Arteterapia como investigação: a trajetória do Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educação em Artes Visuais da UFPB - GPAEAV/UFPB. Revista Científica de Arteterapia Cores da Vida, v. 14, p. 30-35, 2013.

 

Artigo completo: https://pt.scribd.com/document/202681489/Volume-14-Arteterapia

 

Segredos do Museu Imaginário: a imagem como indício

Artigo em Periódico online:  inVISIBILIDADES #5 - REVISTA IBERO-AMERICANA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, CULTURA E ARTES / 2013

 

COSTA, R. X.. Artigo Completo - Segredos do Museu Imaginário: a imagem como indício. In-Visibilidades (Lisboa), v. 05, p. 08-16, 2013.

 

Artigo completo: https://issuu.com/invisibilidades/docs/invisibilidades_5

 

 

Corpo museu: imagens entre fronteiras

Artigo em Periódico online:  Revista Conhecimento & Diversidade / 2013

Robson Xavier da Costa

 

Resumo


Esse trabalho compreende um ensaio teórico sobre as imagens e o lugar do corpo na relação entre a arte e o processo arteterapêutico, buscando compreendê-lo como um espaço de aprendizagem e repositório das marcas do tempo, ou seja, um museu vivo. De forma ampla, objetivamos entender o lugar do corpo na representação artística contemporânea e sua pertença simbólica no setting arteterapêutico, utilizando como método a revisão bibliográfica. Tentamos construir um percurso teórico sobre a presença do corpo no discurso sobre a arte e sobre a arteterapia, ao longo dos estudos de Paín (2009), Rouge (2003), Sontag (2009) e Da Costa (2010), instigando o debate sobre a problematização do corpo entre as fronteiras do conhecimento.

Palavras-chave: Corpo. Arteterapia. Museu. Artes Visuais.

 

Artigo publicado no v. 5, n. 9 (2013), da revista Conhecimento & Diversidade/RCD ISSN 2237-8049.  
Texto completo:  http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1240/894

 _______________________________________________________________________________________________________________________

Mais informações: Revista Conhecimento & Diversidade/RCD ISSN 1983-3695 (versão impressa) e ISSN 2237-8049 (versão online) é uma publicação do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro e integra a Rede de Instituições La Salle, que se estende a 83 países, incluindo 74 Universidades e 1003 escolas básicas. A Revista integra também a Província La Salle Brasil-Chile e o Projeto Educativo Regional Lassalista Latino-Americano/PERLA. Acolhem-se artigos de diversos cursos e áreas de conhecimento, que tenham aplicações às áreas de educação, ensino, direito, psicologia e área interdisciplinar, com diferentes enfoques e perspectivas de abordagem. Recebem-se artigos predominantemente de Doutores, Doutorandos e, excepcionalmente, de Mestres, requerendo-se, nesses casos, a coautoria de seus Orientadores, cujo nome seja, preferentemente, colocado como o primeiro na ordem dos autores. 

 

 

ENSINO DE ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS NO INSTITUTO DOS CEGOS DA PARAÍBA ADALGISA CUNHA

Artigo em Periódico online: Revista Educação, Artes e Inclusão / 2016

Robson Xavier da Costa, Maria das Graças Leite de Souza

 

Resumo


Este artigo apresenta parte do referencial teórico da pesquisa, iniciada no ano de 2015, desenvolvida junto aos estudantes do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), a partir da atuação da discente de pós graduação em artes visuais (PPGAV UFPB/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI/CNPq), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria das Graças Leite de Souza. Tivemos como principal objetivo analisar a viabilidade do ensino de artes visuais para crianças portadoras de deficiências visuais na cidade de João Pessoa – PB, a partir da atuação do ICPAC. Buscamos compreender o papel do ensino de artes visuais e sua efetiva viabilidade para crianças com deficiências visuais a partir dos primeiros contatos com as atividades artísticas. O fato de trabalhar com crianças com Deficiências Visuais desafia o professor de artes visuais, é necessário adaptar materiais, rever procedimentos e atitudes, focar nas potencialidades dos sujeitos e minimizar as limitações causadas pela falta ou baixa visão, estimular as habilidades básicas (motricidade fina, lateralidade e percepção espacial) e exercitar o potencial criativo dos aprendentes.

Palavras-chave: Artes Visuais. Inclusão. Deficiência Visual.

 

Artigo publicado no  v. 12, n. 1 (2016), da Revista Educação, Artes e Inclusão. e - ISSN 1984- 3178
PDF texto completo: http://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7726/pdf

_______________________________________________________________________________________________________________________

Mais informações: Revista Educação, Artes e Inclusão - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART -- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV Fone: +55 (48) 3664-8314 -Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE - ISSN: 1984-3178 -- Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88.035-001 -- Email: revistaeducacaoarteinclusao@gmail.com

 


A arteterapia e o cuidar: de mãos dadas pela vida

Capítulo no livro: PAISAGENS PLURAIS: Artes Visuais & Transversalidades

 

COSTA, Rosangela Xavier da; SALES, A. M. C. ; COSTA, ROBSON X. . A arteterapia e o cuidar: de mãos dadas pela vida. In: Madalena Zaccara; Lívia Marques Carvalho. (Org.). PAISAGENS PLURAIS: Artes Visuais & Transversalidades. Recife - PE: Editora Universitária - UFPE, 2012, v. 1, p. 365-385

 

 

Morte e espiritualidade: registros de um caderno de campo

Capítulo no livro:  MITHOS-LOGOS: uma epistemologia dos estudos da religião


COSTA, Rosangela Xavier da; SALES, A. M. C. . Morte e espiritualidade: registros de um caderno de campo. In: Anaxsuell Fernando da Silva; Orivaldo Pimentel Lopes Junior; Ronaldo Robson Luiz. (Org.). MITHOS-LOGOS: uma epistemologia dos estudos da religião. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2011, v. 1, p. 87-102.