Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza mais uma edição da série “Concertos didáticos”, destinados a escolas das redes pública e privada
conteúdo

Notícias

OSUFPB realiza mais uma edição da série “Concertos didáticos”, destinados a escolas das redes pública e privada

publicado: 01/10/2019 11h30, última modificação: 04/10/2019 08h00

A OSUFPB realiza a terceira edição do projeto de extensão universitária “Série de Concertos Didáticos”, que tem por objetivo a formação de plateia através de concertos oferecidos a alunos da rede pública e privada da Paraíba.

Os concertos serão realizados no dia 04 de outubro, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I da UFPB, no horário de oito horas ao meio-dia. Ao todo serão contempladas quatros escolas da rede privada e duas da rede pública, envolvendo trezentos e trinta alunos, com idades entre seis e doze anos, contando ainda com a presença de alunos atendidos pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD).

As escolas que participarão dessa empreitada pedagógica foram visitadas por várias comissões da OSUFPB, que apresentou a proposta e fez o convite para o estabelecimento dessa parceria entre a Orquestra e as instituições de ensino públicas ou privadas. Das mais de vinte escolas visitadas da rede privada e os convites firmados às coordenações estadual e municipal de ensino, seis, ao todo, puderam atender à proposta.

Com um repertório criado exclusivamente para esses momentos com os alunos, pelo viés de estratégias pedagógicas, os concertos foram produzidos e serão conduzidos pelo cantor e compositor Tom Drummond, que é também violoncelista da OSUFPB. A proposta é uma iniciativa da coordenação da Orquestra e discutida pela sua comissão artística.

Com essa proposta, a OSUFPB mergulha ainda mais no seu papel pedagógico já exercitado em seus concertos ordinários em que procura contemplar obras eruditas e populares, além de promover sempre uma pequena palestra antes de suas apresentações para ambientar o público no universo das obras apresentadas. Na série “Concertos Didáticos” essa função de formação de plateia adensa-se em conceito e em resultados, pois promove o encontro da Orquestra com as escolas, algo imprescindível para a formação musical do cidadão brasileiro, que precisa ser implementado já desde os primeiros anos de sua vida, sobretudo nos ambientes escolares.

Assista matéria da TVUFPB sobre a primeira edição da série “Concertos Didáticos” realizada no ano passado, clicando AQUI