Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB realiza concerto didático para crianças

OSUFPB realiza concerto didático para crianças

publicado: 12/04/2022 09h07, última modificação: 12/04/2022 09h07

A Orquestra Sinfônica da UFPB -  OSUFPB cumpre esta semana um de seus propósitos mais nobres, que é de tocar para crianças através de concertos didáticos. Esta atividade pedagógica, que vem sendo aplicada desde 2018, será realizada para alunos da escola Maple Bear, que fica em João Pessoa.

O concerto, que ganha o nome de “OSUFPB para Crianças”, acontecerá em dois momentos. O primeiro, nesta terça-feira, 12 de abril, às 09:00h, no espaço da própria escola contemplada com a proposta. Já o segundo momento será realizado no mesmo horário, na Sala Radegundis Feitosa, local onde acontecem os concertos oficiais da Orquestra, envolvendo os mesmos alunos, que cursam o ensino fundamental e têm idade de oito a doze anos.

Em seus concertos didáticos, a OSUFPB tem o objetivo de aproximar o universo sinfônico para alunos de escolas públicas e privadas, com idade entre oito e doze anos, para que conheçam de perto as caraterísticas dessa formação orquestral. Aplicando estratégicas pedagógicas avançadas, o coordenador pedagógico da OSUFPB, o violoncelista Tom Drummond, apresenta aos alunos os instrumentos e suas sonoridades, a formação dos agrupamentos instrumentais e também mostra que os sons sinfônicos estão muito mais perto de suas vidas do que possa parecer. O concerto acaba sendo uma grande brincadeira, onde se promove, de forma dinâmica e interativa, a desmistificação de uma orquestra sinfônica na vida desses garotos, muitos deles sem que jamais tenham tido contato com um grupo com tais características sonoras.

Como um precioso equipamento cultural de uma universidade federal, a OSUFPB tem como grande missão formar plateia para música sinfônica na Paraíba, o que já vem fazendo com seus concertos oficiais realizados em três edições, em média, por mês. Os concertos didáticos, entretanto, promovem o adensamento dessa missão, pois busca envolver crianças que muitas vezes não têm acesso a espaços onde as orquestras se apresentam.