Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto de abertura do 7º Festival Internacional de Câmara do PPGM/UFPB

publicado: 06/08/2024 10h31, última modificação: 07/08/2024 08h25

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A OSUFPB fará, nesta sexta-feira, 09 de agosto, grande concerto na abertura do 7º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM/UFPB, sob a regência do maestro Paul Chou (EUA) e os solistas Ambroise Aubrun (França), no violino, e Kate Hamilton (EUA), na viola. O evento acontece às 20h00, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e rigorosamente por ordem de chegada.

Garanta a sua vaga

A coordenação da OSUFPB lembra que  é preciso chegar com certa antecedência, considerando que a Sala Radegundis Feitosa só comporta 300 pessoas. Ao completar sua lotação, nenhuma pessoa poderá mais entrar por questões de segurança e conforto para o público que costumeiramente acompanha os eventos daquela Sala.

Por que a música nos emociona?

Para além das atividades musicais, esta edição do Festival Internacional de Música de Câmara também inova ao trazer reflexões filosóficas sobre a música que apreciamos. A grande pergunta que moverá essa reflexão é:   “Por que a música nos emociona?”  Este tema será tratado em diversos momentos do Festival, através de palestras proferidas por autoridades em várias áreas do conhecimento. Sendo assim, neste concerto da OSUFPB será a vez da abordagem da socióloga Simone Magalhães Brito, da UFPB, que fará a sua fala antes do início da apresentação da Orquestra.

Repertório

Este concerto faz uma homenagem especial ao célebre compositor brasileiro Edino Krieger, falecido em dezembro de 2022, apresentando obras representativas de seu repertório orquestral, solo e camerístico. Também no repertório, obras de  Kurt Atterberg (Suécia) e Ermanno Wolf-Ferrari (Itália).

O homenageado

Edino Krieger (1928-2022) foi um compositor, crítico musical e produtor cultural. Um dos principais nomes da criação musical brasileira.  Natural de Santa Catarina, tinha ascendência alemã, portuguesa e italiana, além de origem indígena pelo lado materno.

Seu catálogo inclui diversas obras para orquestra sinfônica e de câmara, oratório, obras para coro e para vozes e instrumentos solistas, além de partituras incidentais para teatro e cinema. Suas composições têm sido executadas com frequência no Brasil e no exterior.

Apaixonado pela Paraíba, nos últimos 30 anos costumava veranear nas praias de Cabedelo, em busca de inspiração para suas composições, convivendo com músicos, escritores e artistas de nossa terra.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.