Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB faz concerto cujo conceito celebra a temporada em que se comemora os dez anos de sua fundação
conteúdo

Notícias

OSUFPB faz concerto cujo conceito celebra a temporada em que se comemora os dez anos de sua fundação

publicado: 07/03/2023 17h12, última modificação: 09/03/2023 15h41

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

Depois do tradicional concerto de carnaval sempre realizado pela OSUFPB, a Temporada 2023 da Orquestra começa a se desenhar no sentido de comemorar os seus dez anos de fundação. Assim, nesta sexta-feira, 10 de março, às 20h00, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da instituição, este, que é o mais exuberante grupo orquestral da UFPB, faz grande concerto com repertório criteriosamente escolhido para o momento. A condução do concerto estará sob a batuta de Gustavo Paco de Gea, o mesmo maestro que regeu a Orquestra em sua estreia. O solista é Ramon Feitosa, filho do saudoso músico que dá nome à casa que abriga a OSUFPB. A entrada é franca e aberta ao público em geral.

                                Concerto comentado

Convém ressaltar que a OSUFPB volta à prática de promover comentários sobre as obras apresentadas no concerto da noite. Sendo assim, vinte minutos antes da apresentação da Orquestra, o maestro ou um convidado devidamente qualificado comentará as músicas para o deleite dos espectadores, a fim de que seja ainda maior o envolvimento do público com as obras dos compositores contemplados no concerto. Para isso, sugerimos que quem puder chegue o mais cedo possível, pois, além de garantir um bom lugar para assistir ao concerto, não perderá esse rico momento oferecido pela Orquestra no seu afã de cumprir sua função pedagógica.

                                                                                   Dez anos depois

No dia 06 e abril de 2013, a OSUFPB fazia seu concerto de estreia tendo à sua frente o maestro gustavo Paco de Gea, abrindo, a partir dali, na Sala Radegundis Feitosa, sucessivas temporadas de concertos que contemplaram, do erudito ao popular, do concerto pedagógico às experimentações vividas pelos departamentos de música da instituição através de seus compositores. Nascia então uma história que hoje nos leva a comemorar cerca de 160 concertos gratuitos oferecidos ao público da Paraíba e até de outros estados nordestinos, considerando que a Orquestra da UFPB fez uma turnê, no ano de 2017, que contemplou os estados o Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Maranhão.

Nesta sexta-feira, o mesmo maestro volta para reger um concerto que envolve os 21 músicos da OSUFPB, além de outros músicos convidados, para executar obras de compositores consagrados universalmente na música de concerto. No repertório, Mozart, Beethoven e Grieg servirão de deleite para o público, que terá à sua disposição, este ano, vários outros concertos comemorativos para celebrar a vitoriosa história dessa Orquestra no cenário cultural paraibano e brasileiro.

                                                                                   Solando a história

Como solista do concerto, o violinista Ramon Feitosa traz grande participação conceitual, não só pela reconhecida performance no seu instrumento, mas também por trazer a força ancestral de ser filho daquele que deu nome à sala de concertos que abriga a OSUFPB e toda a sua história. Como professor do Departamento de Música da UFPB, Radegundis Feitosa foi um dos maiores entusiastas para a construção da Sala que ganhou seu nome e também da fundação da OSUFPB. Infelizmente não chegou a assistir aos concertos que exaltam a vida e a arte que ele tanto defendeu. O célebre e saudoso trombonista faleceu em 2010, vítima de acidente automobilístico.

                                                           GUSTAVO GINÉS DE PACO DE GEA (O Maestro)

Natural de Buenos Aires, Argentina, graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como docente e flautista nas orquestras argentinas, sendo discípulo do Prof. Alfredo Iannelli, foi convidado, em 1978, pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor, onde ensina até hoje no Curso do Bacharelado em Música. Na UFPB, foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros, apresentando-se em todo o país e no exterior com esse grupo camerístico.

Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil, sendo membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 1980. Dedica especial atenção à divulgação da música nordestina nos países da América do Sul.

Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE). Foi professor de flauta convidado no Centro de Criatividade Musical de Recife em 1996 e 1997; e assumiu nesse ano a preparação dos sopros na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba.

Desde 2001 atua como regente de orquestra, tendo sido, nesse mesmo ano, o criador da Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa. 

Regeu, como maestro convidado, a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra Sinfônica do Recife, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e a Orquestra Sinfônica de Goiânia (GO). Em 2012 foi nomeado Maestro e Diretor Artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife, se apresentando nas cidades de Recife, Brasília (DF) e Kassel (Alemanha).

Foi designado em 2013, para reger o Concerto de Estreia da OSUFPB, regendo eventualmente, desde então, essa Orquestra como maestro convidado.

Em 2022 foi convidado para assumir a regência da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

                                                                  RAMON FEITOSA (O Solista)

Bacharel em violino pela Universidade Federal da Paraíba e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROMUS), iniciou seus estudos aos sete anos no Centro Musical Suzuki. Como seus principais professores de violino, contou com a orientação de Ademar Rocha, Lara Venusta e Daniel Guedes. Participou, como aluno, de importantes festivais de música, tendo máster classes com renomados violinistas como Pinchas Zukerman, Leon Spierer, Philip Setzer, Lawrence Dutton, John McGrosso, Yerko Tabilo, Elisa Fukuda, entre outros.

Sua experiência em orquestra conta com passagens pela Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Academia Jovem Concertante (AJC), Orquestra de Ouro Preto, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), USP Filarmônica e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. 

Já atuou como solista à frente de orquestras como Sinfônica Municipal de João Pessoa, Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, Sinfônica de Barra Mansa, USP Filarmônica e Camerata Beethoviana. Como camerista, se apresentou como violinista e violista ao lado de importantes músicos como André Micheletti, Alexandre Razera, Daniel Khalikov, Fabio Presgrave, Fernando Corvisier, Heleno Feitosa, Horacio Schaefer, John MacGrosso, Marcio Malard, Minna Rose Chung, Radegundis Feitosa, Radegundis Tavares, Zácaro Feitosa, entre outros, além de integrar o Quarteto da Guanabara, um dos grupos de música de câmara mais antigos do Brasil. 

Em 2019 esteve como diretor pedagógico e coordenador geral do Festival internacional de Música de Barra Mansa. Entre 2017 e 2022 ocupou a cadeira de spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e lecionou nas classes de violino e viola do Projeto Música nas Escolas. Exerceu também o cargo de professor temporário de violino e viola da USP – Ribeirão Preto nos anos de 2021 e 2022. Atuou em 2022 como violinista no Quarteto de Cordas do Festival Interativo de Música e Arquitetura (FIMA), no Rio de Janeiro; como concertino e solista na Camerata Beethoviana, na Alemanha; em concertos de música de Câmara com o Quinteto USP, em Ribeirão Preto; e como professor e palestrante no Festival Internacional de Música do Amapá, em Macapá. Em 2023 apresentou-se como músico convidado em concertos de música de Câmara no Fiato Al Brasile, na Itália, e segue atuando como solista, spalla, camerista e professor convidado.  

                                                                                                     A OSUFPB

           A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.