Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB apresenta concerto show com Adeildo Vieira

OSUFPB apresenta concerto show com Adeildo Vieira

publicado: 05/09/2022 18h15, última modificação: 08/09/2022 08h39

Baixe o programa do show clicando AQUI

O compositor paraibano Adeildo Vieira é o artista convidado pela OSUFPB para fazer o seu décimo terceiro concerto da temporada. O concerto show acontece nesta sexta-feira, às 20:00h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é franca.

A produção da OSUFPB  esclarece que não adota mais o sistema de inscrições para reserva de vagas. Então, para assistir ao concerto, basta chegar com um certo tempo de antecedência ao local do evento, já que o acesso se dará exclusivamente por ordem de chegada.

O Concerto

Esta é a primeira vez que o compositor paraibano Adeildo Vieira faz um show acompanhado por uma orquestra de cordas. Uma vez convidado pela OSUFPB para a realização dessa proposta, tratou de procurar arranjadores que tivessem intimidade com a sua obra e assim produzir um repertório que explorasse bem a sonoridade de excelência que essa Orquestra tem e que é reconhecida por todos os maestros que se puseram à frente dela. O repertório foi construído a partir de canções que já se consagraram no universo onde chegou a obra desse compositor nascido em Itabaiana, interior da Paraíba. Músicas como “Amorério”, “Alegria de Farol”, “Chega Junto” e “Memória das Águas” ganharam uma moldura sonora jamais experimentada.

As participações

O concerto show ganha ainda participações mais que especiais. Começa por três das maiores cantoras da Paraíba, que já vêm acompanhando o compositor pelos palcos há anos. Também contará com a participação do Grupo Alamiré, a banda oficial que acompanha Adeildo Vieira.

A cantora Gláucia Lima canta “Tanto Mistério”, uma composição criada em parceria com o poeta paraibano Edônio Alves. Dida Vieira canta “O Arco da Íris”, que o compositor fez exclusivamente pra ela cantar e que está registrada no DVD Chega Junto, lançado em 2008. Já a cantora e compositora Nathalia Bellar, canta “De Volta à Gorée”, uma canção do álbum “África de Mim”, de Adeildo Vieira, e que agora ganha a beleza das cordas da OSUFPB.

O Grupo Alamiré é formado por Rudá Barreto (guitarra), Uaná Barreto (piano), Ilder Santos (baixo) e Gilson Machado (bateria), sendo a banda oficial que vem acompanhando o compositor em shows e na gravação do novo álbum de Vieira, que já está no formo. O Grupo Alamiré tocará junto à OSUFPB durante todo o concerto e, claro, terá um momento especial no espetáculo.

Os arranjadores

Adeildo Vieira tinha que convocar músicos que têm intimidade com sua obra para fazer os arranjos para cordas nas canções elencadas para o concerto. Sendo assim, chamou os músicos Leo Meira, Helinho Medeiros, Rudá Barreto e Uaná Barreto pra essa empreitada. Os dois primeiros acompanham a obra do compositor há mais de vinte anos, em shows e gravações. Os dois últimos são filhos de Adeildo Vieira e componentes do Grupo Alamiré, ou seja, a intimidade está garantida estética e geneticamente. O resultado desse trabalho veio em forma de arranjos que exploram por demais os fundamentos originários da música do cantor e  compositor homenageado.

Quem é Adeildo Vieira

Natural de Itabaiana/PB, Adeildo Vieira é compositor atuante no cenário cultural do Estado da Paraíba. Foi integrante do MUSICLUBE DA PARAÍBA, entidade de classe criada pelos artistas de música que agitou o cenário cultural paraibano nos anos oitenta e noventa.

Lançou três CD’s: “Diário de Bordo” (2000), “Há Braços” (2009) e “África de Mim” (2016), além do DVD “Chega Junto (2008). Em sua trajetória de quase quarenta anos, atua intensamente dentro e fora das fronteiras da Paraíba, produzindo shows, participando de projetos culturais e de dezenas de festivais de música, sagrando-se vencedor em quatro deles.

Em 2006 iniciou a divulgação de sua música fora do país. Participou de atividades culturais em Portugal e, nos anos de 2018 e 2019, integrou a programação do Festival Les Nuits de La Potérie, na França.

Desde 2012 participa do projeto BERIMBAOBAB, que nasceu, junto com o Coletivo Tribo Ethnos, de uma turnê de sete shows realizados no Senegal. Este projeto, que ainda está em atividade, envolve artistas paraibanos, senegaleses e franceses, com uma proposta multicultural que abrange três continentes.

Adeildo Vieira traz na sua postura artística a luta pela dignidade das expressões culturais da Paraíba, que, de tão ricas e plurais, merecem transcender os limites geográficos ou políticos que grosseiramente se impõem nas lógicas de mercado. Este artista carrega a bandeira da universalidade que reconhece tanto as raízes como as antenas do seu povo.

A OSUFPB

A orquestra sinfônica OSUFPB foi fundada em 2013 e é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da Instituição. A orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense.

Atualmente, ela conta com vinte e um músicos fixos, sendo dezenove cordas, um clarinete e uma trompa. Além disso, a orquestra, eventualmente, conta com a participação de professores e alunos do curso de Música da UFPB e também de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.

Com concertos majoritariamente realizados na Sala Radegundis Feitosa, que fica localizada no Campus I da UFPB, a orquestra OSUFPB se propõe a apresentar obras de grandes compositores da história da música universal e regional, contemplando também artistas da cena local e realizando concertos didáticos para crianças e adolescentes.