Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB abre temporada de 2023 com concerto de carnaval
conteúdo

Notícias

OSUFPB abre temporada de 2023 com concerto de carnaval

Evento será no Theatro Santa Roza
publicado: 07/02/2023 17h55, última modificação: 10/02/2023 09h20

        BAIXE O PROGRAMA DO CONCERTO CLICANDO AQUI

A OSUFPB - Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba abre sua temporada 2023 celebrando a maior festa popular do Brasil. O Concerto de Carnaval acontecerá nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no Theatro Santa Roza, às 19h30, com entrada franqueada ao público. O Concerto também contará com a participação da Banda  Aquariana, do Coro de Câmara Villa-Lobos e de dançarinos do Coletivo Pé de Frevo. A regência é do maestro Carlos Anísio.

Garanta seu lugar

          A direção da OSUFPB esclarece que o acesso ao concerto só será possível mediante a aquisição de senhas que serão distribuídas na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. Isso se dá para garantir que não haja superlotação no Theatro Santa Roza. O número de senhas distribuídas é o mesmo da quantidade de cadeiras disponíveis na casa. Então, é recomendável que se chegue a tempo para não deixar de viver esse momento carnavalesco de rara beleza.

          Sabendo do potencial público para um momento musical de tamanha grandeza e representatividade para todo brasileiro, a direção da OSUFPB optou em fazer o concerto no Theatro Santa Roza, abrindo mão de seu tradicional espaço de apresentação, que é a Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. No Santa Roza, que tem maior capacidade de público, quem for viverá gratuitamente um belo momento de carnaval sob o encantamento de estar no teatro mais tradicional do estado. Com certeza, um somatório de belezas vividas sob o som do frevo.

Muita música e dança

          Para a OSUFPB, o ano começa no carnaval, pois abre seus trabalhos da temporada em plena festa de Momo, mais uma vez mergulhando na cultura popular brasileira. E é claro que o frevo é predominante no repertório do concerto, fazendo com que a OSUFPB se junte à Banda Aquariana, que traz a pulsação da percussão e o vigor dos metais para traduzir o que há de melhor da música carnavalesca que encanta, sobretudo, o nordeste brasileiro. Mas o repertório não se resume à música instrumental, pois as canções que embalam os carnavais de sempre também serão cantadas pelo Coro de Câmara Villa-Lobos. O fato é que a união desses grupos musicais vai promover um irresistível momento para recepcionar o carnaval que já começa em João Pessoa com a sua festividade prévia. 

          Prevalecem no repertório criações de compositores paraibanos e pernambucanos, como Lourival Oliveira, Maestro Nunes, Alcides Leão, Nelson Ferreira, Capiba, além de compositores locais, como Fuba, por exemplo. Além, claro, dos belos arranjos assinados por Marcelo Vilor, Maestro Chiquito, Manoel Barros e o maestro Carlos Anísio, que rege o concerto e também assina uma das canções executadas no espetáculo.

          E como o repertório é frevo, não tem como prescindir da dança. E pra exaltar essa expressão, o grupo Pé de Frevo vem trazendo os movimentos da dança que tão bem define o carnaval. Dançarinos, com os adereços típicos para cair no frevo, farão parte da cena que, com certeza, inspirará o público para acompanhar as energias vitais que o nosso carnaval traz a todo povo brasileiro.

Banda Aquariana

          Fundada em 2017, a banda AQUARIANA, cujo nome homenageia o maestro Sivuca, músico que tanto contribuiu para o cenário da música brasileira e mundial, tem como objetivo difundir a música instrumental através de composições autorais de seus integrantes, como também de interpretar obras da literatura musical brasileira, sob uma nova óptica de arranjos.  A banda é formada por professores, alunos e ex-alunos da UFPB e traz na sua formação os seguintes músicos: Renan Rezende na flauta, Arimateia Veríssimo “Teinha”, Marcelo Vilor, Heleno Feitosa “Costinha”, Rodrigo Marques nos saxofones, Sabiano Araújo e Marlon Barros nos trombones, Emanoel Barros, Fernando Alves e Julián Sánchez nos Trompetes, Anderson Mariano na guitarra, Xisto Medeiros no baixo e Saulo Soares na bateria.

Coletivo Pé de Frevo

          O coletivo Pé de Frevo dedica-se ao Passo, dança do frevo de rua, e mantém práticas semanais abertas a toda a comunidade na cidade de João Pessoa.  O coletivo teve início através de um projeto de extensão de prática de Frevo da UFPB, coordenado pela Prof. Dra. e passista Valéria Vicente, em janeiro de 2022. Desde então, o grupo se expandiu  e atua em apresentações, produção e eventos, fomento, pesquisa e prática de frevo. É composto por passistas experientes e em formação, muitos oriundos da licenciatura em dança da UFPB , e por passistas foliões.

          Seus integrantes são: Amáury, Itamira Barbosa, Karla Oliveira, Elias Matias, Lua Aires, Luna Dias, Olga Sorrentino, Renata Lima, Sidney Veloso,  Thaismary Ribeiro e Valéria Vicente.

Coro de Câmara Villa-Lobos 

          O Coro de Câmara Villa-Lobos vem se consolidando ao longo dos seus 30 anos de existência como uns dos mais versáteis grupos corais do nordeste, convidado para participar de importantes eventos no país. Nessa ininterrupta trajetória, participou da gravação de importantes CDs de obras eruditas e populares. Também participou da formação de coros sinfônicos para diversas obras  junto a Orquestras Sinfônicas na Paraíba e em outros estados brasileiros. Participou de vários projetos que envolvem obras sacras, além de  montagens teatrais e de festivais pelo Brasil. Também realizou récitas em Recife, Natal e João Pessoa. 

          Participou do Tributo a Sivuca (1999), na cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao consagrado músico paraibano pela Universidade Federal da Paraíba. O Coro de Câmara Villa-Lobos vem realizando seguidamente, desde o ano 2000, o Concerto de Trevas, evento que acontece sempre às Quartas-feiras de Trevas no qual são interpretadas obras de diversos compositores e épocas, alusivas à trajetória dos últimos momentos de Jesus Cristo. 

A OSUFPB

           A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.