Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Os irmãos Vinícius e Guilherme Amaral fazem concerto didático na Sala Radegundis Feitosa
conteúdo

Notícias

Os irmãos Vinícius e Guilherme Amaral fazem concerto didático na Sala Radegundis Feitosa

publicado: 07/10/2019 10h55, última modificação: 07/10/2019 11h50

Veja o CARTAZ do recital, clicando aqui.

Os irmãos Vinícius e Guilherme Amaral realizam, nesta quarta-feira, 09 de outubro, recital didático de violino e piano, às 19:30 horas, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, que fica no Campus I da UFPB. A entrada é franca.

Juntos, os irmãos gêmeos Vinícius (violino) e Guilherme (piano) abraçaram a causa da música de concerto desde cedo, assumindo com extremo compromisso o seu ofício, o que os levou a lugares importantes ao lado de seu instrumento, frequentando renomadas salas de concerto e se destacando em festivais de música de concerto pelo mundo. Agora, se juntam para a realização deste concerto didático, demonstrando que vivem em suas carreiras individuais mais semelhanças do que se possam ver em suas fisionomias.

Veja o programa do concerto clicando AQUI.

 

Vinicius Amaral – violino

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Vinicius Amaral é atualmente professor do Curso Técnico em Instrumento Musical, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Iniciou seus estudos de violino aos nove anos de idade, pelo respeitado Método Suzuki, em Florianópolis (SC). Alguns anos mais tarde tornou-se aluno do renomado professor Paulo Bosísio, com quem estudou por diversos anos, concluindo inclusive, na classe deste professor, o Bacharelado em Música (violino) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em sua bagagem metodológica para o ensino de violino, Vinicius conta com a vivência própria no Método Suzuki, os ensinamentos da tradição pedagógica de Paulo Bosísio, bem como a influência da violinista e pedagoga Mimi Zweig (Estados Unidos), decorrentes de sua recente participação no “Retreat for Violin and Viola Teachers” (Indiana University).

Em sua trajetória profissional, Vinicius atuou como professor substituto da Escola de Música da UFRJ, violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (OSTM), da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPeS); violinista spalla da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN/UFF) e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

Em 2005, como integrante da Orquestra Jovem das Américas (YOA), realizou turnê pela Venezuela, Colômbia e Argentina, com os maestros Gustavo Dudamel e Carlos Miguel Prieto. Sua extensa e variada atuação como camerista inclui apresentações em diversos estados do Brasil, bem como na Alemanha, Suíça, Estados Unidos, África do Sul e Paraguai. Como integrante do Quarteto Radamés Gnattali, foi vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita (SP) como melhor conjunto de câmara. Com seu irmão Guilherme, ao piano, foi vencedor do Concurso Jovem Destaque (Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ, 2006). Dentre suas premiações individuais em concursos, destacam-se: 1° lugar no XVI Concurso Jovens Instrumentistas Brasil (Piracicaba-SP), 2° lugar nas edições de 2001 e 2003 do Concurso Nacional de Cordas "Paulo Bosísio" (Juiz de Fora-MG), e vencedor do III Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Salvador-BA).

Guilherme Amaral – piano

Mestre em Música – Piano, pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, Guilherme Amaral cursou este curso de pós-graduação com bolsa da CAPES, uma vez que foi classificado em primeiro lugar para ingresso neste curso.

Iniciou seus estudos de piano clássico em 1990, com o professor Álvaro G.V. da Silva. Em 1998 estudou na Alemanha como intercambista, com a professora Fr. Christiane Ast.

Participou de Master Classes para aperfeiçoamento com renomados professores de vários países, como Austrália, Holanda, Alemanha e Rússia.

 Entre os vários eventos que participou constam o I Curso de Inverno – Método Suzuki (1993), IV Encontro da Educação do Talento (SP-1995), Oficinas de Música de Curitiba (1996, 2000 e 2001) e o 12o Suzuki Method World Convention (Dublin, Irlanda-1995).

Foi classificado em concursos de piano como o Concurso Estadual de Piano (SC, 1994) – 3º lugar, Concurso Jovens Intérpretes (SC, 1996) – 2º lugar, Concurso Nacional Performance (1995) – 2º lugar, Concurso Latino-Americano Art Livre (SP, 1997) – entre os 5 finalistas, Concurso Nacional Madga Tagliaferro (SP, 2000) – entre os 5 finalistas, Concurso Nacional Art Livre (SP, 2003) – 3º lugar, Concurso Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística, junto com o violinista Luiz Fernando São Thiago (PR, 2004) – 1º lugar e Concurso Latino Americano Rosa Mística de Piano Solo (PR, 2004) – 2º lugar. Em 2006 foi vencedor nas categorias Piano Solo e Duo com Piano do Concurso Jovem Destaque realizado no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ, no Rio de Janeiro, recebendo como prêmio um recital solo e com o duo (junto ao seu irmão gêmeo Vinicius Ferreira Amaral – violino) na série Música no Fórum”.

Além de se apresentar em recitais de piano solo, principalmente no estado de Santa Catarina e Paraná, atua como pianista e cravista convidado, junto a orquestras destes estados. Como camerista, realiza inúmeras apresentações de piano a quatro mãos, 2 pianos, piano e canto e trio (piano, violino e violoncelo). Também atua intensamente como pianista colaborador e correpetidor em concursos, recitais de formatura e audições. Atualmente Guilherme é o pianista do Coral da Aliança Francesa, e recentemente, foi colaborador do Coral da UTFPR, ambos em Curitiba.
Fora do Brasil, apresentou-se com o irmão Vinicius na Alemanha em 2003 e 2005 e participou da Turnê Europeia da Camerata Florianópolis em 2005, apresentando-se na Espanha, França e Alemanha. Como solista, realizou solos de concertos como o Concerto para piano em Fá menor e o Concerto para 2 Cravos em Dó menor de J. S. Bach, o Concerto Duplo para Violino e Piano de Felix Mendelssohn, o Concerto para Piano e Violino de Ernst Chausson, o Concerto K.415 de Mozart, o Concerto No2 de F. Chopin e o Concerto Op.35 de D.Schostakovich.