Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concerto da OSUFPB traz obras que contemplam do barroco ao contemporâneo

Concerto da OSUFPB traz obras que contemplam do barroco ao contemporâneo

publicado: 24/07/2024 11h10, última modificação: 24/07/2024 11h23

Baixe o programa do concerto clicando AQUI

A Orquestra Sinfônica da UFPB realiza seu décimo terceiro concerto da temporada trazendo obras que representam diferentes fases da música erudita, do barroco ao contemporâneo. O evento acontece nesta sexta, 26 de julho, às 20h00, na Sala Radegundis Feitosa. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.

Chegue cedo e garanta sua vaga

A coordenação do Lamusi, que administra a Sala Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois assim garantirá um bom assento e ainda assistirá a um comentário sobre as obras apresentadas, quinze minutos antes do concerto.

Esclarece ainda que, uma vez alcançada a lotação da sala, que é de trezentas pessoas, não será permitida a entrada de mais ninguém por questão de segurança. Depois da sala cheia, com todos devidamente acomodados, a porta será fechada.

O repertório

No repertório deste concerto, obras dos compositores ingleses Edward Elgar (1857-1934), Henry Purcell (1659-1695) e Benjamin Britten (1913-1976), contemplando também o compositor brasileiro Marcelo Dino (1972). Com isso, a OSUFPB se abre para fases da música que vão do barroco à música mais contemporânea, num espectro histórico que faz a Orquestra cumprir seu papel didático de apresentar obras plurais para o deleite de quem já conhece as tais obras, mas também para a formação de público para a música de concerto. A ampliação desse público sedento de música é, aliás, constatada através da presença maciça e crescente de pessoas nos eventos da OSUFPB.

Solistas

Das obras apresentadas, a “Introduction and Allegro”, de Edward Elgar, terá quatro solistas que tocarão em forma de quarteto de cordas. Todos os solistas têm carreira reconhecida nacional e até internacionalmente. São eles Vladimir Rufino (violino), Fabíola Amorim (viola), Rodrigo Eloy (violino) e Lucas Almeida (violoncelo), estes últimos são integrantes da OSUFPB e que neste momento do concerto compõem o quarteto para solar na a brilhante obra do compositor inglês.

A OSUFPB

A OSUFPB é um equipamento cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e um músicos fixos – todos de cordas - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.