Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Idiofones > Poári
conteúdo

Notícias

Poári

Idiofone percutido indiretamente, agitado e com forma recipiente — quando os objetos sonoros se entrechocam e contra a parede de um recipiente, sendo assim, 112.13. O instrumento enquadra-se nos classificados como chocalhos globulares.
publicado: 27/03/2017 09h43, última modificação: 17/04/2018 11h56

Poári s.m. Idiofone percutido indiretamente, agitado e com forma recipiente — quando os objetos sonoros se entrechocam e contra a parede de um recipiente, sendo assim, 112.13. O instrumento enquadra-se nos classificados como chocalhos globulares (ver maracá).

O instrumento pertence aos Umutina, que segundo M. Alice Cupudunepá (2002: 4), é um grupo indígena cujas terras estão localizadas na área de confluência dos rios Paraguai e Bugres, no Município de Barra do Bugres (Mato Grosso), numa faixa de transição entre a Amazônia e o Pantanal. Falam uma língua do tronco linguisticoMacro-Jê. 

Cupudunepá (2002: 22) explica que o Poári é usado para marcar um ritmo chamado de “hapo”. Ela diz ainda que antigamente o chocalho apresentava um acabamento nas extremidades do recipiente com cera preta e alça de fibra. Atualmente ele é enfeitado com penas coloridas. Seu uso tem função de “sinalização,usado nas danças e cantorias fúnebres”.

Referência

 Cupudunepá, Maria Alice de Souza. Arte Umutina. 2002. Mato Grosso.

Gabriel da Rosa Seixas