Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Idiofones > Pernanguma
conteúdo

Notícias

Pernanguma

Andrade e Frungillo se aproximam bastante em suas descrições. Há diferença apenas na escolha de unidade de medida. Andrade opta por utilizar centímetros — “composto duma lata chata, duns trinta centímetros de diâmetro […]”. Frungillo utiliza as polegadas quando diz que trata-se de um “recipiente feito por um disco de metal com cerca de 12” de diâmetro e 2” de altura.”
publicado: 13/03/2017 08h32, última modificação: 17/04/2018 11h56
Ilustração feita pelo próprio Mário de Andrade

Ilustração feita pelo próprio Mário de Andrade

Pernanguma s.f. Andrade e Frungillo se aproximam bastante em suas descrições. Há diferença apenas na escolha de unidade de medida. Andrade opta por utilizar centímetros — “composto duma lata chata, duns trinta centímetros de diâmetro […]”. Frungillo utiliza as polegadas quando diz que trata-se de um “recipiente feito por um disco de metal com cerca de 12” de diâmetro e 2” de altura.”

Ambos autores confirmam a presença de grânulos no interior do instrumento, que possui duas alças externas opostas uma à outra. Para ser tocada, o instrumentista posiciona as mãos nas alças e sacoleja o instrumento. Eles afirmam que o som da pernanguma se assemelha ao que é produzido pelo ganzá, porém, mais forte. O exemplar desenhado por Mário de Andrade foi recolhido por ele em Santa Isabel (SP).

Baseado em tais descrições, pode-se classificar a pernanguma como um idiofone percutido indiretamente, agitado em forma de recipiente (112.13).

 

Referências

 Andrade, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. 1982. São Paulo.

 Frungillo, Mário D. Dicionário de Percussão. 2003. UNESP, São Paulo. 

 

 

Gabriel da Rosa Seixas