Notícias
Macumba
Macumba s.f. é um idiofone, percutido indiretamente, onde o bastão é raspado com uma pequena baqueta. Dessa forma, seria categorizado como 112.21. É um instrumento folclórico de origem africana, “de princípio idêntico ao reco-reco” (Marcondes, 1977:438).
A macumba foi mencionada pela primeira vez em 1748 em uma coroação de um rei negro no Rio de Janeiro: no "rolar surdo das caixas de guerra, o som de rapa das macumbas em grande número, em seu livro Festas e tradições populares (p.370)". Melo Morais Filho apud Andrade (1982:296).
Marcondes diz ainda que no Brasil, é comum que dança e instrumento acompanhador tenham o mesmo nome. Dessa forma, "é possível que no culto religioso homônimo se tenha utilizado do instrumento, daí nascendo seu nome" (Marcondes, id).
O termo macumba é também empregado ao referir-se aos rituais do candomblé baiano e ao xangô pernambucano. Câmara Cascudo ressalta que "macumba" é empregada de forma mais usual no Rio de Janeiro. Ele ainda afirma que na acepção popular do vocábulo, é mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, coisa-feita, muamba, mais reunião de bruxaria que ato religioso como o candomblé.
Referências
Andrade, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. 1982. São Paulo.
Câmara Cascudo, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro. 10ª ed., Ediouro, Rio de Janeiro.
Marcondes, Marcos Antônio. Enciclopédia da Música Brasileira: Erudita, folclórica, popular. 1977.
Melo Morais Filho. Festas e tradições populares. s.d.
Gabriel da Rosa Seixas
__________________________________________________
¹ Disponível em: <http://poterrio.blogspot.com.br/2012/05/saravamacumba-e-preto-velho.html> Acesso em: 31 jul 2016