Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Idiofones > Cutõe
conteúdo

Notícias

Cutõe

É um chocalho globular indígena que possui semelhanças com outros provenientes do maracá, como yaxsã-ga, nhon-kon-ti, i-u-e-ru, entre outros. Seria classificado como 112.13 ou seja, um idiofone percutido indiretamente, agitado e com forma recipiente (quando os objetos sonoros se entrechocam e contra a parede de um recipiente).
publicado: 13/06/2016 10h08, última modificação: 17/04/2018 11h53
Imagem Cutõe 
(retirada do livro de Helza Camêu)

Imagem Cutõe (retirada do livro de Helza Camêu)

Cutõe s.m. é um chocalho globular indígena que possui semelhanças com outros provenientes do maracá, como yaxsã-ga, nhon-kon-ti, i-u-e-ru, entre outros. Seria classificado como 112.13 ou seja, um idiofone percutido indiretamente, agitado e com forma recipiente (quando os objetos sonoros se entrechocam e contra a parede de um recipiente). 

Falando especificamente do cutõe, é feito a partir do fruto da Crescentia Cujete, mais conhecida como cuité, coité, cuieira, entre outros. O fruto dessa árvore, quando maduro, é utilizado também para fazer vasilhas, panelas, e na fabricação de vários instrumentos, como a caixa de ressonância dos berimbaus. 

A musicóloga Helza Camêu (1979:23) registra o cutõe e diz que o cuité é atravessado por uma vara longa e pontiaguda de cerca de 55 cm. “O cuitê apresenta, de ambos os lados, as clássicas perfurações, em número de 6, em carreira dupla, irregularmente dispostas. Possui alça e fios de algodão que se prende no orifício aberto na parte destinada ao punho, alça terminada por fios longos.” 

O exemplar descrito por Helza Camêu (1979:22), faz parte da Coleção William Crocker de 1962, pertence aos índios Ramkôkãmekra, pertencente aos Canela, por sua vez, uma subdivisão  dos Timbira, do tronco linguístico . Estão presentes na Aldeia do Ponto, no município de Barra do Corda, no estado do Maranhão. Sua área cultural abrange Tocantins — Xingu e possui contato permanente. 

 Helza Camêu não descreve o uso do cutõe. Por se tratar de um chocalho globular, é provável que sua função assemelhe-se com a do maracá


Referência

Camêu, Helza¹. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros (catálogo da exposição). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, Funarte. 1979.  

Gabriel da Rosa Seixas

___________________________________________

¹ Fontes consultadas por Helza Camêu:

Isikowtz, Karl Gustav. 1934. Musical and other sound instruments of the South American Indians. Göteborgs: Flanders Boktryckeri Artekbolag. 

Nimuendaju, C. The Eastern Timbira. Los Angeles, Univ. da Califórnia, 1946 (Tomo XLI).