Notícias
Caixa de Fosfóro
Dado o seu contexto, o instrumento é um dos principais símbolos da diáspora africana, refletindo “seus lamentos, saudade e repúdio expressos, nas letras e melodias das rodas de samba” (LOPES, 2018).
Seguindo o método de classificação Hornbostel-Sachs, entendemos a caixa de fósforo como um idiofone (1) percutido (1.1.) indiretamente (1.1.2) e chacoalhado (1.1.2.1) em um recipiente (1.1.2.1.3.), quando objeto não sonoro como os palitos de fósforo e grãos de feijão se entrechocam nas paredes do instrumento, no nosso caso a caixa de fósforo.
É tocada segura por uma mão que pode fazer algumas marcações lembrando o tamborim, a outra mão faz a marcação base como quem conta até quatro (1, 2, 3, 4) com acento no primeiro tempo. A caixinha em si pode ser tocada completamente fechada ou com uma pequena abertura. Não necessariamente a caixinha de fósforo é uma caixinha de fósforo, como exemplifica o sambista Ubirany (2009), que utiliza uma caixinha metálica com feijões dentro, alcançando outros timbres diferentes da caixinha tradicional da cozinha.
Segundo a coordenadora, utilizamos o termo instrumento espontâneo para aqueles utilitários, que se tem fácil às mãos, no cotidiano doméstico e que são utilizados espontaneamente para uso musical. Temos como exemplo, desde o arco e flecha, cujo arco é utilizado como berimbau de boca, até prato, talheres, frigideira e caixa de fósforos (Satomi 2022 em conversa informal).
Um dos nomes mais famosos no uso da caixa de fósforo é o sambista Batatinha, Oscar da Penha. Batatinha, além de incorporar performaticamente a caixa de fósforo ele a utilizou como ferramenta de composição, alcançando momentos de “profunda sensibilidade para a composição de seus sambas” (LOPES, 2018). Joana Acuiu aponta outro nome que surge ao falarmos em caixa de fósforo, como ferramenta de inspiração criativa, em composições do sambista Wilson Baptista. “Esses são elementos importantes para percebermos os processos ligados às tradições da oralidade, às poéticas sonoras” (ACUIU, 2012) dos contextos urbanos. Instrumentalmente temos os nomes dos sambistas Cyro Monteiro e Elton Medeiros.
Mattews A. D. Sol Sol e Alice Lumi (2023)
Revisão e publicação: Matheus Henrique
Referências:
ACUIU, Joana Lopes. 2012. Jeitos de tirar samba: Wilson Batista e a poética urbana. Dissertação em História. 139f. Sâo Paulo: Pontíficia Universidade Católica. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12740
LOPES, Oyama dos Santos. 2018. As contribuições de Oscar da Penha (o batatinha) para o samba baiano. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/asipc/article/view/4779
Ticoinjapan. 2009. Ubirany do Fundo de Quintal & Sua Caixinha De Fósforos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K5UMXFgyQJc
Para conhecer mais:
https://www.youtube.com/watch?v=p_x43ZhBIB8 - O sol nascerá - Paulinho da viola e Elton Medeiros
https://www.youtube.com/watch?v=ADgzlOim2_M - Elton Medeiros, Guilherme de Brito e Trio Madeira Brasil. Uso da caixa de fósforo em gravação de CD.
https://www.youtube.com/watch?v=K5UMXFgyQJc - Ubirany e sua caixinha de fósforo