Notícias
Caxixi
Caxixi s.m. é um idiofone que é percutido indiretamente, sendo ele agitado, chocalhado. Desta forma é classificado como 112.1. É um instrumento de origem africana, sendo um dos remanescentes da cultura bantu (proveniente da região do Congo e Angola). Lá, era utilizado dentro de um contexto cerimonial e ritual. Ao chegar ao Brasil, começou a ser utilizado de outras formas, na cultura popular (Gallo, 2010). O meio mais conhecido onde o caxixi está inserido no nosso país é a capoeira: “Na capoeira, o caxixi tornou-se parceiro do berimbau, duplicando o padrão rítmico dado pela baqueta na haste metálica do arco e dando ornamentações rítmicas entre o ritmo básico marcado do arco. (Mukuna, 2006).”
Priscilla Maria Gallo também diz que existe um grande mistério quanto ao surgimento dessa parceria do caxixi com o berimbau; fruto da escassez de registros históricos relacionados a capoeira, tendo em vista que sua manifestação foi proibida até a década de 1950. O que se sabe é que a junção desses instrumentos ocorreu em solo brasileiro: “Vários pesquisadores concordam que o uso do caxixi juntamente com o berimbau ocorreu no Brasil, por outro lado não há registros precisos das circunstâncias que levaram os tocadores de berimbau a utilizarem o caxixi. Sobre a utilização do caxixi junto com o berimbau, pode-se afirmar que em suas regiões de origem na África eles não foram tocados juntos, pois pertencem a diferentes usos cerimoniais ou sociedades funcionais" (Mukuna, 2006, 160).
Atualmente, o caxixi é encontrado como um dos idiofones mais populares no Brasil, presente nas rodas de capoeira, cocos, rituais de candomblé, principalmente no estado da Bahia. Presente também em diversos gêneros musicais como samba.
Referências
Andrade, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. 1982. São Paulo.
Câmara Cascudo, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro. 10ª ed., Ediouro, Rio de Janeiro.
Gallo, Priscila Maria. Caxixi: Um exemplar da percussão afro-brasileira e sua contribuição para reflexões de perspectiva etnomusicológica. Universidade Federal da Bahia. 2010. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/viewFile/2788/2097> Acesso em: 18 fev 2016.
Marcondes, Marcos Antônio. Enciclopédia da Música Brasileira: Erudita, folclórica, popular. 1977
Mukuna, Kazadi wa. Contribuição Bantu na Música Popular Brasileira. São Paulo. Global, 1979.
Fonografia
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hcW_NODVVhc>. Acesso em 08 jul 2019
Gabriel da Rosa Seixas
_____________________________________________
¹ Disponível em <https://capoeiraaltoastral.wordpress.com/sobre-capoeira/caixixi-reco-reco-e-agogo/>
Acesso em: 13 jun 2016