Notícias
Berimbau-de-boca
Berimbau-de-boca s.m. instrumento idiofônico, que Luís da Câmara Cascudo (1999, p. 157) descreve como um “pequenino instrumento sonoro, feito de ferro (os mais antigos) e de aço (os relativamente modernos). Consta de dois braços que se ligam, arqueando-se, com uma lingueta no meio. Toca-se levando o berimbau à boca, prendendo-o nos dentes e fazendo a lingueta vibrar, puxando-a com o dedo indicador. Dá-se um som monótono, espécie de zumbido”.
Segundo Mário de Andrade (apud CASCUDO, 1999, p. 157), “o princípio sonoro do berimbau é conhecido universalmente. Nas suas formas primárias o encontramos nas ilhas de Salomão, nas Marquesas, em Havaí, no Oeste africano, em Niassa, na Nova Guiné, no Congo. Na Europa o berimbau é de uso geral; e se chamou tromp. e agora guimbarde na França, tromp entre os escoceses, jew’s harp, entre ingleses, birimbao na Espanha e na Itália, onde o conhecem também por tromba, ao passo que na Alemanha o chamam de Maultromel, de Brummeisen, de Maulharmonica, de Judenharfe, e finalmente de Aura, pelo que me ensinam os meus livros”.
Câmara Cascudo, ainda acrescenta que parece pouco provável que o berimbau tenha se originado na África, visto o que foi exposto anteriormente (CASCUDO, 1999, p. 157).
Lucas B. Potiguara
Referências
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 10. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.
Fonografia
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KaXx0DAK4S8>. Acesso em 08 jul 2019