Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Aerofones > Cidupu
conteúdo

Notícias

Cidupu

Espécie de flauta confeccionada com dois tubos de taquara unidos por meio de cera e fios de algodão, apresentado apenas um dos lados dos tubos abertos, pois os outros são fechados com a mesma cera que os envolve.
publicado: 06/02/2017 12h25, última modificação: 14/07/2023 12h09
Fonte: Cameu, Helza. 1979. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros: catálogo da exposição. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; Funarte. p. 40.

Fonte: Cameu, Helza. 1979. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros: catálogo da exposição. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; Funarte. p. 40.

Fonte: Cameu, Helza. 1979. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros: catálogo da exposição. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; Funarte. p. 40.Espécie de flauta dupla, descrita por Helza Cameu (1979: 41) como “peça confeccionada com dois tubos de taquara unidos por meio de cera e fios de algodão, apresentado apenas um dos lados dos tubos abertos, pois os outros são fechados com a mesma cera que os envolve”.

O instrumento descrito pertence à coleção Ismael Leitão, 1954, e neste caso, por ser uma flauta sem ducto, do tipo flauta de pan, com embocadura na ponta superior, agrupada em dupla, soprada na extremidade superior e fechada na extremidade inferior, sem digitadores, classifica-se como 421.111.211.

Este instrumento é encontrado entre o povo Xavante, do tronco lingüístico Jê, na área indígena Pimentel Barbosa, Rio das Mortes, Mato Grosso, área cultural Tocantins, Xingu, de contato intermitente. (Cameu, 1979: 40)

 Rayssa Claudino de Melo

Referência:

Cameu, Helza. 1979. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros: catálogo da exposição. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; Funarte.