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Awa-Tukaniwar
Awa-Tukaniwar. Trata-se de um colar apito, cujo material é o cúbito do gavião real (Harpia Harpyja), um osso longo de 20cm de comprimento. Helza Cameu (1979: 63) detalha:
"Ladeando o instrumento há dois feixes de retrizes escarlates de arara canga (Ara macao, Linn.) cobertas parcialmente por uma composição de penas caudais de Ararimbu grande (Megaceryli Torquata Torquata, Linn.) e pela emplumação de Anambé azul (Cotinga cayam, Linn.) terminados com incrustações de pele da cabeça de Saí (Cyanerpes cyaneus cyaneus, Linn.). As fitas do colar de sustentação são compostas com plumas de Anambé azul. O pingente dorsal representa um pássaro confeccionado com caudas de retrizes de Saí e corpo feito de fragmentos do mesmo pássaro."
Sua produção sonora se assemelha à flauta sem ducto, de embocadura lateral simples, aberta e sem digitador (vide imagem), seguindo a classificação 421.121.11.
O apito apresentado, pertencente à coleção Darcy Ribeiro, é utilizado exclusivamente por adultos do sexo masculino, onde “representa um dos principais elementos da cerimônia de Iniciação, quando deve ser utilizado por aquele que deu nome à criança”. (id.)
Ele é encontrado entre o povo Urubu-Kaapor, do tronco linguístico tupi, às margens do Rio Gurupi, Maranhão, área cultural Pindaré, Gurupi, de contato intermitente. (Cameu, 1979: 62)
Rayssa Claudino de Melo
Referência:
Cameu, Helza. 1979. Instrumentos musicais dos indígenas brasileiros: catálogo da exposição. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional; Funarte.