Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Aerofones > Trombeta
conteúdo

Notícias

Trombeta

Instrumento de sopro, uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa da divindade musical dos povos originários.
publicado: 17/08/2017 13h11, última modificação: 04/08/2023 19h54
Fonte: Andrade, Mário de. 1989. Dicionário musical brasileiro. p. 533.

Fonte: Andrade, Mário de. 1989. Dicionário musical brasileiro. p. 533.

 

Fonte: Andrade, Mário de. 1989. Dicionário musical brasileiro. p. 533. 

Índios Cubeu do Rio Quarati, tocando trombetas de Jurupari.

TROMBETA (s.f.) Instrumento de sopro (aerofone), constituído de um tubo longo, o termo trombeta historicamente pode ter sido utilizado de maneira genérica à instrumentos soprados. Quando se trata da trombeta de Jurupari ela foi notada por Andrade (1989:XX) como BU sendo um substantivo masculino. Conforme a imagem o Bu possui um tubo longo, de espessura considerável, e seu formato as vezes cônico como os da direita, e as vezes cilíndrico, como os da esquerda. Podemos deduzir que seu bocal possui entre 5 e 7 centímetros de diâmetro cerca de uma face palmar média. esta trombeta sendo um dos instrumentos de Jurupari (Deus musical do índios) é sagrada pois é utilizada nas festas da Divindade. 

Em relação as trombetas da "entidade sobrenatural dos índios", segue a descrição de Renato ALMEIDA (1942:45):

“Não se trata de um só instrumento, mas de um grupo deles, pois são tocados aos pares, em geral oito. A trombeta maior é um gomo de bambú, ao qual se junta um tubo, um pavilhão, feito de liber da palmeira paxiúba (na qual crém os índios que está encarnado um espírito humano) enrolado em espiral e sustido por duas talas laterais. O seu som é rouco e soturno e dizem que a impressão das orquestras dêsses instrumentos, nas florestas, é apavorante. Cada instrumento tem um nome de animal, mais comumente de ave. São de vários tamanhos e alguns se limitam ao cano de bambu, sem o pavilhão.”

Alice L. Satomi e Gabriel Sena

Referências: 

Almeida, Renato C. 1942. História da Música Brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: Briguiet.

Andrade, Mário de. 1989. Dicionário musical brasileiro. Org. Toni, Flavia; Alvarenga, Oneida. Belo Horizonte; Brasília; São Paulo: Itatiaia; Ministério da Cultura e Universidade de São Paulo