Você está aqui: Página Inicial > Contents > Dissertações > Resumos _ dissertações > Dissertação _ Eliana de Fátima da Costa Lima
conteúdo

Dissertação _ Eliana de Fátima da Costa Lima

por Labcon publicado 29/10/2018 16h33, última modificação 29/10/2018 16h33
Resumo _ Elementos vegetais na simulação digital da luz natural: contribuição ao desenvolvimento de modelos tridimensionais virtuais.

São diversos os fatores que influenciam a disponibilidade da luz natural, dentre eles destaca-se a obstrução causada pelo entorno edificado ou natural. Elementos naturais, como a vegetação arbórea, podem provocar uma obstrução considerável, que se traduz na alteração da quantidade de luz natural disponível no interior dos ambientes. Por outro lado, a vegetação pode proporcionar sombras e melhorar a qualidade da luz que incide através das aberturas, reduzindo a intensidade da componente direta do sol, bem como o brilho vindo do céu. Contudo, a vegetação é um elemento de difícil inserção no projeto da iluminação natural. Considerando por exemplo, a prática da simulação computacional, todos os elementos intervenientes na reprodução da luz devem ser modelados tridimensionalmente. Idealmente, variáveis como a altura, a geometria da copa, a quantidade, dimensão e espaçamento das folhas, dimensão do tronco, ramos e galhos, índice de refletância, índice de opacidade, entre outras, devem ser reproduzidos no modelo tridimensional. Entretanto, essa modelagem é impraticável, não somente devido à complexidade de todas as variáveis envolvidas no processo, como também, na sobrecarga do modelo.  A partir destas considerações e com base em estudos anteriores sobre o tema, esta pesquisa toma como objeto de estudo a iluminação natural interceptada pela vegetação arbórea. Neste sentido, o objetivo geral é caracterizar um método para a representação e modelagem da vegetação arbórea na simulação computacional da luz natural. Para tanto, através do método de fotografia hemisférica, foi possível obter dados de fração de lacuna de copas arbóreas. Estes dados ajudaram a desenvolver três diferentes configurações de modelos tridimensionais virtuais de copas, os quais foram usados para simular o efeito da intercepção da árvore na luz do dia. Por meio de métodos gráficos e estatísticos, avaliou-se o grau de ajuste desses modelos com as árvores reais. Os resultados obtidos com os indicadores estatísticos MBE e RMSE e considerando ainda a variabilidade da luz e os níveis de dispersão, representado pela mediana, demonstraram que todos os três modelos testados nesta pesquisa podem ser representantes adequados das árvores reais. Contudo, ressalta-se que, possivelmente, o tipo de modelo representante de cada espécie arbórea esteja intrinsicamente ligado às características próprias de cada árvore.

Visualizar arquivo