Você está aqui: Página Inicial
conteúdo

Pensamento ecossistêmico e ação em rede na construção de pontes entre pesquisa, governança e participação social

logos33.jpg

O Grupo de Pesquisa IRIS - Inovação para Resiliência, Inclusão e Sustentabilidade - é uma iniciativa multi-institucional sediada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba cujo objetivo principal é desenvolver abordagens transdisciplinares que combinem síntese teórica, grandes conjuntos de dados e desenvolvimento de aplicações, particularmente no que se refere à proposição de estratégias de inovação social e políticas públicas baseadas em ciência e tecnologia. A atuação do IRIS é fundamentada no pensamento ecossistêmico e na abordagem de redes, não somente como ferramentas de análise mas também como bases da filosofia de pesquisa e estratégia de síntese para construção social da resiliência em suas múltiplas dimensões e escalas.

Destaques

Mesa Redonda do projeto Inovale - Economia Solidária e Sustentabilidade

Com Rafael L. G. Raimundo, Graziela Holanda, Poran Potiguara e Eliseu Vieira Lourenço, realizada em 25/11/2021


Palestra - Como transformar paisagens ambientalmente degradadas em bioeconomias regionais
inclusivas e resilientes? A proposta do Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântica (CENFA)

Por Rafael L. G. Raimundo (UFPB) e Cecília Andreazzi (Fiocruz/RJ), em 11/11/2020, no âmbito da mesa redonda "Biodiversidade e Pandemia: estratégias frente às crises que se somam”, durante o XI Seminário de Pesquisa e XII Encontro de IC do ICMBio.


Ciclo de Palestras do IRIS - II. Pesquisas aplicadas à gestão das áreas protegidas
do litoral norte da Paraíba: resultados preliminares e perspectivas

Dr. Afonso Henrique Leal, ICMBio-Mamanguape


Ciclo de Palestras do IRIS - I. Valoração ambiental da bacia do Rio Gramame, Paraíba.
Profa. Dra. Marcia Batista da Fonseca, CCSA-UFPB


Palestra "Redes sócio-ecológicas: integrando pesquisa e governança para conservação da biodiversidade, inclusão social e fortalecimento de economias regionais".
Prof. Dr. Rafael L. G. Raimundo, CCAE-UFPB


Reportagem: Campus IV da UFPB e IRD ESPACE DEV co-lideram proposta
de Laboratório Misto Internacional sobre Sustentabibilidade"
.


Conheça ações e projetos desenvolvidos por pesquisadores do IRIS

CENFA: Proposta de construção do Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântica. O Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântica (CENFA) é o componente central de uma proposta de estratégia regional para transformação de paisagens ambientalmente degradadas em bioeconomias resilientes e inclusivas, tendo como base a integração entre pesquisa, inovação, a ação multi-institucional em rede e a participação democrática. A construção do processo de viabilização do CENFA acontece no âmbito do Fórum Permanente da Sustentabilidade.

Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - SinBiose (CNPq). Pesquisadores do IRIS integram o projeto de síntese "Integrando dados e modelos de redes eco-evolutivas e socioeconômicas para entender e prever surtos de doenças tropicais negligenciadas" junto ao Sinbiose-CNPq. O projeto é institucionalmente coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) e conta com a participação de diversas instituições de pesquisa brasileiras. Mais informações sobre esse projeto serão disponibilizadas em breve.

Combate ao Coronavírus. Conheça as ações realizadas por pesquisadores do IRIS, que trabalham voluntariamente na análise e modelagem de dados para amparar a tomada de decisões referente às estratégias de enfrentamento da pandemia do SARS-CoV-2.

Café Ecológico - Série de palestras que discute grandes temas em Ecologia sob coordenação de Joel S. Santos e Rafael L. G. Raimundo,  do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente

Licença Creative Commons 
Os conteúdos desta página são licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Campus IV - Litoral Norte -Rio Tinto - PB - Brasil 
CEP: 58297-000