Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IPE/UFPB finaliza período de aulas de Educação Postural
conteúdo

Notícias

IPE/UFPB finaliza período de aulas de Educação Postural

publicado: 03/12/2021 09h38, última modificação: 03/12/2021 09h40

As aulas presenciais de Educação Postural oferecidas aos idosos pelo Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE/UFPB) foram encerradas no dia 30 de novembro. O retorno está previsto para março de 2022. As atividades seguiram o protocolo de biossegurança e foram ministradas por Cícera Patrícia Daniel Montenegro, Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Neurológica, Mestra em Gerontologia e colaboradora do IPE-UFPB.

A Assessora Administrativa do IPE/UFPB, Maria das Graças Duarte Miguel, também participou do encerramento das aulas de Educação Postural. Ela considerou de essencial importância a realização das aulas de Educação Postural. “Pessoas idosas sofrem com dores e outros problemas provocados pela falta de orientação postural. Essas aulas trazem mais independência e felicidade para os idosos, pois eles aprendem a caminhar, andar, sentar e a levantar corretamente, evitando assim problemas de saúde.”

De acordo com Patrícia Montenegro, a Educação Postural pode ser uma importante aliada em promover o envelhecimento saudável, através de atividades que estimulem posturas cotidianas adequadas para sentar, andar, dormir, segurar objetos com pesos, uso adequado de calçados, entre outras.

“Durante as aulas, os idosos aprendem também sobre a necessidade de ter uma casa inteligente; como ter um banheiro para prevenir quedas, assento sanitário mais elevado e barras no banheiro; como varrer corretamente a casa, a disposição do armário e doutras coisas na cozinha; altura do varal de estender roupas e exercícios de alongamentos, destacou.

No encerramento, cada aluno reproduziu uma postura que aprendeu. Para seu Valdeci Moreira, idoso aposentado, participar das aulas de Educação Postural do IPE/UFPB melhorou seu ciclo de amizades. “Além disso ajudou a melhorar no desenvolvimento de minhas atividades diárias, como sentar, caminhar, dormir e até fazer instalações elétricas corretas e outras adaptações na minha casa de acordo com a minha idade”, comentou.  

Lenir Lima, idosa ativa, disse que antes de frequentar as aulas de Educação do IPE/UFPB sofria com dores na coluna lombar e queria saber o motivo dessas dores. “Então, entrei para as aulas de educação postural e descobri que fazia muitas coisas erradas. Mas aprendi como sentar, dormir, pegar pesos, usar colchões e travesseiros adequados. Tenho me sentido muito melhor”, afirmou Lenir.

Reportagem: Paulo César Gomes Cabral
Publicação: Vítor Canônico