Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 22/02/2024 10h21

ipe2.jpeg (1631×1080)

O Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE/UFPB) é um órgão suplementar vinculado à Reitoria com caráter executivo temático, consultivo, formador e de assessoramento, com autonomia técnico-administrativa e científico-acadêmica.

O IPE/UFPB visa formar, habilitar profissionais nas áreas de saúde e afins sobre Envelhecimento; produzir conhecimentos neste campo do saber e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e atividades de extensão neste eixo temático, oferecendo qualificação em ensino de pós-graduação.

Foi inaugurado no dia 26 de abril de 2019, sendo o primeiro instituto temático dessa modalidade na América Latina, no âmbito das universidades públicas. O órgão funciona no campus I (no prédio da antiga Prefeitura Universitária), em João Pessoa. Idealizado pela pesquisadora Antônia Lêda Oliveira Silva, o Instituto foi criado em 2015 com aprovação do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFPB.

Até 2023, participam das atividades do IPE uma diversidade de pessoas idosas de João Pessoa, dentre os quais docentes e servidores aposentados da UFPB. Temos 435 pessoas idosas com cadastro que permaneceram ativas pós-pandemia, com um total de 1022 pessoas idosas cadastradas no Instituto desde sua inauguração, todas com idade de 60 anos ou mais.

Estrutura organizacional

O IPE é constituído pela Presidência; Conselho Científico-Tecnológico e Administrativo; Secretaria; Assessoria de Comunicação; Divisão de Pesquisa, Divisão de Formação Profissional e Divisão de Atenção à Pessoa Idosa; Departamento de Gerontologia e Departamento de Atividades Socioeducativas à Pessoa.

Laboratórios de pesquisas

As atividades do IPE/UFPB também envolvem o funcionamento de cinco laboratórios de pesquisas, com a participação de professores, alunos de pós-graduação e alunos de iniciação científica e de extensão.

O Laboratório de Saúde, Envelhecimento e Sociedade (LASES), onde funciona o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais (GIEPERS), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O LASES mantém convênios de cooperação com vários centros de investigações em instituições de ensino superior  nacional e internacional. O Instituto conta ainda com o Laboratório de Funcionalidade, Dor e Tecnologia (LAFDTec), Laboratório de Memória e Cognição (LAMC); Laboratório de Ensaios Pré-Clínico em Envelhecimento (LEPEN); e o Laboratório de Gerotecnologia (LABGEROTEC).

Pós-Graduação

O Instituto Paraibano de Envelhecimento agrega o Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia (PMPG) aprovado em 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB.

Iniciado em 2016, o PMPG oferece duas linhas de pesquisa: “Envelhecimento e tecnologias inovadoras para o cuidado à pessoa idosa” e “Políticas e práticas na atenção à saúde e envelhecimento junto à Covid-19”. Até agora, tem registrados 51 produtos tecnológicos, provenientes das dissertações. Essa produção é oriunda das três turmas concluintes.

Prevenção e promoção de saúde à pessoa idosa

Visando promover a saúde das pessoas idosas, por meio da atenção básica e atividades socioeducativas e intergeracionais gratuitas, o IPE/UFPB tem procurado parcerias com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Governo do Estado da Paraíba e outras órgãos nacionais e internacionais. Oferece atividades de prevenção e promoção da saúde à pessoa idosa como foco no envelhecimento saudável e ativo, tais como: arteterapia; tai chi chuan; yoga; natação; biodança; curso de Informática; curso de idiomas; palestras sobre cuidados com a automedicação; orientação postural; orientação nutricional; terapias alternativas e complementares.

Professores, estudantes e técnico-administrativos dos Centros de Ensino dos quatro campi da UFPB e do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) estão envolvidos com o IPE que une ensino, pesquisa e extensão.

Idealizado pela pesquisadora Antônia Leda Oliveira Silva, o Instituto foi criado em 2015 com aprovação do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFPB.