Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IPE cria sua Comissão de Biossegurança

IPE cria sua Comissão de Biossegurança

São estabelecidas estratégias de ação visando o retorno das atividades presencias
publicado: 13/10/2021 10h03, última modificação: 17/11/2021 10h32

A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.”

O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado

A  higienização das mãos, equipamentos de proteção individuais (máscaras, óculos, viseiras, jalecos, luvas álcool em gel), descarte do lixo hospitalar, cuidados com os cabelos, vacinação, distanciamento, conscientização dos profissionais são citadas como algumas das normas de biossegurança.

Diante da situação sanitária vivenciada em todo o mundo pela proliferação da Covid-19, no dia 1º de agosto, através da Portaria Nº 1/2021 - IPE, foi constituída a Comissão de Biossegurança do Instituto Paraibano de Envelhecimento (CBioIPE), de acordo com as normativas da Comissão de Biossegurança Institucional (CBI) da UFPB.

A CBioIPE é constituída pelos seguintes servidores:

• Professora Doutora Antônia Lêda Oliveira Silva – (Presidente CBioIPE)
  • Maria das Graças Duarte Miguel (Vice-Presidente)
  • Fernanda Alencar de Almeida Pereira Fabrício (Membro)
  • Ana Mabel Sulpino Felisberto (Membro)

Atribuições da CBioIPE:

• I – Normatizar e acompanhar as atividades relacionadas à Biossegurança no IPE;
  • II – Implementar e acompanhar as diretrizes previstas na legislação vigente proposta pela Comissão Institucional de Biossegurança/UFPB na operacionalização do retorno das atividades com os Idosos no IPE;
  • III – Estabelecer ações de sensibilização em Biossegurança junto à comunidade idosa, acadêmica e a sociedade em geral.
  • IV – Promover ações de educação permanente para difusão de conhecimento em Biossegurança aos idosos, discentes, docentes e técnicos-administrativos.

Conheça o Protocolo de Biossegurança de Prevenção para Covid-19 estabelecido pela CBioIPE.

No período de 27 a 30 de setembro aconteceu a Semana do Idoso e no dia 1º de outubro foi celebrado Dia Internacional do Idoso, organizados pelo Instituto Nacional do Idoso da Universidade Federal da Paraíba (IPE/UFPB), com atividades remotas e presenciais.

A membra da CBioIPE/UFPB, Ana Mabel Sulpino Felisberto, falou das estratégias de ação para o retorno das atividades presenciais que serão oferecidas pelo Instituto. Veja aqui. Para mais informações, é possível entrar em contato através do email cbioipe@gmail.com.

Reportagem: Paulo César Gomes Cabral
Publicação: Vítor Canônico