Você está aqui: Página Inicial > Contents > Últimas Notícias > INOVA UFPB lança a primeira oferta tecnológica para licenciamento exclusivo

INOVA UFPB lança a primeira oferta tecnológica para licenciamento exclusivo

publicado: 13/06/2024 19h03, última modificação: 26/06/2024 08h28

A Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA UFPB) lança sua primeira oferta tecnológica. A chamada pública visa selecionar empresas e instituições interessadas em obter o licenciamento oneroso de carta-patente de titularidade da Universidade Federal da Paraíba. A licença permitirá que a empresa ou instituição tenha o direito de uso e exploração da tecnologia, com cláusula de exclusividade, por prazo estipulado em contrato e em todo território nacional.

A oferta tecnológica tem período de inscrição de propostas entre os dias 01 e 09 de julho. A chamada e seus anexos estão disponíveis no sítio da Agência.

A oferta envolve apenas cartas-patente, depósitos deferidos pelo Instituo Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que se constituem em títulos de propriedade intelectual e que permite ao seu detentor (titular ou licenciado) impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar a venda e explorar a solução tecnológica protegida.

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida nacionalmente como um das grandes depositantes de pedidos de patente no Brasil, tendo ocupado o topo do ranking por 05 (cinco) anos e liderado por 02 (dois) anos. Em 2022 a UFPB foi a terceira maior depositante entre os residentes nacionais, conforme o INPI. E em 2021 recebeu menção honrosa em Prêmio de Inovação da Clarivate Analytics.

Para o Diretor de Transferência e Licenciamento da INOVA, Prof. Raphael Beirigo, esta oferta significa uma estratégia importante para transferência de tecnologias da UFPB com cartas patentes já concedidas pelo INPI e retorno financeiro para a instituição.

Esta ação também marca o pioneirismo na UFPB na área de propriedade industrial e intelectual na Paraíba, tendo a Instituição realizado o primeiro depósito de patente em 1982, obtido sua primeira carta-patente em 1992 e a primeira carta-patente internacional em 2012, em parceria com o MIT. Esses indicadores destacam a excelência de nossos profissionais, das pesquisas e laboratórios da instituição.

Acesse o Edital