Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 09/06/2022 09h39

O Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais surge de um projeto de docentes do CCHLA e tem como objetivo primordial contribuir para a democratização do acesso ao conhecimento de línguas, literaturas e culturas, por meio de uma estrutura voltada para o desenvolvimento da política e planejamento linguísticos no âmbito da instituição. Compreende programas, projetos e ações que possibilitem o acesso da comunidade acadêmica a diferentes línguas e culturas em diferentes espaços.

São nossos objetivos:

• Promover a capacitação da comunidade acadêmica da UFPB em línguas estrangeiras para sua inserção em comunidades científicas internacionais: tornar possível, para pesquisadores e alunos, o acesso a referências bibliográficas que não são produzidas ou não são traduzidas em língua portuguesa.
  • Auxiliar na produção e divulgação de textos acadêmico-científicos no Brasil e no exterior, por meio do aprimoramento de habilidades linguísticas para fins específicos.
  • Constituir-se como espaço para a formação prática e teórica para alunos da UFPB.
  • Permitir aos graduandos dos Cursos de Línguas Estrangeiras (Espanhol, Francês e Inglês), Língua Portuguesa, Línguas de Sinais, Línguas Clássicas, Tradução e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, supervisionados por professores de seus respectivos departamentos, a atuação como estagiários, responsáveis pelas atividades que serão desenvolvidas no Instituto, como forma de complementar e melhor qualificar sua formação profissional.
  • Fomentar a pesquisa nas áreas de Linguagem, Literatura, Tradução e Estudos Culturais.
  • Constituir-se como espaço de desenvolvimento de projetos e programas nas áreas de Ensino de Línguas, Formação continuada de professores, Estudos da Linguagem, Literatura, Tradução e Estudos Culturais.
  • Ampliar o campo para coleta de dados e aplicação de resultados de pesquisas relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas, culturas, tradução e literaturas nacionais, estrangeiras, modernas e clássicas.
  • Aprofundar os conhecimentos sobre o processo ensino/aprendizagem de línguas (nacional, estrangeiras e adicionais).