Linhas de Pesquisa
A Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos (RENNOFITO) é constituída tendo como sede o Instituto de Pesquisas em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o qual está estruturado e qualificado para desenvolver pesquisas envolvendo toda a cadeia produtiva de fitoprodutos.
Atuando no desenvolvimento de fitomedicamentos, fitocosméticos e fitonutracêuticos a partir de plantas nativas e aclimatadas do nordeste e norte do Brasil.
O INCT-RENNOFITO tem 04 áreas de atuação que desenvolve conhecimentos integrados no ciclo de produção farmacêutica.
1. A área da Química de Produtos Naturais desenvolve os estudos botânicos e ecofisiológicos vegetal, caracterização fitoquímica e padronização das drogas vegetais das plantas medicinais constantes do projeto e produção de extratos secos e fluidos padronizados quimicamente para serem utilizados como matérias primas fitoterápicas.
2. A área da Farmacologia e Toxicologia desenvolve estudos não clínicos com as drogas vegetais e os extratos secos e fluidos padronizados quimicamente para avaliar a relação dose versus efeito e estima doses tóxicas e possíveis doses terapêuticas.
3. A área de Tecnologia recebe as matérias primas fitoterápicas padronizadas quimicamente e estabelece as condições adequados para a produção de extratos secos padronizados e desenvolve os fitomedicamentos, fitocosméticos e fitonutracêuticos.
4. A área da Pesquisa Clínica recebe os fitoprodutos devidamente padronizados e todas as informações não clínicas e desenvolve os protocolos clínicos e os estudos clínicos de Fases I, II, III e IV. Ao final dos estudos de Fase III os produtos são disponíveis para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária a fim de que possam ser produzidos IPeFarM ou por parceiros industriais públicos ou privados.