Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > IDEP-UFPB articula inclusão da Paraíba no projeto Transnordestina em reunião estratégica
conteúdo

Notícias

IDEP-UFPB articula inclusão da Paraíba no projeto Transnordestina em reunião estratégica

Encontro multissetorial debateu oportunidades de investimentos para o estado alinhadas aos grandes projetos do Governo Federal para o Nordeste.
publicado: 10/11/2025 15h28, última modificação: 10/11/2025 15h29

O Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP-UFPB) realizou nesta quinta-feira (06/11) uma reunião estratégica para discutir oportunidades de investimentos no estado frente aos grandes projetos do Governo Federal para o Nordeste. O encontro, realizado às 14h00, na sala de reuniões da Reitoria da UFPB, teve como objetivo discutir oportunidades de investimentos para a Paraíba, considerando os grandes projetos do Governo Federal voltados para o desenvolvimento do Nordeste.

Durante a reunião, os participantes debateram a preparação de um projeto estratégico para incluir a Paraíba na rota do projeto Transnordestina, reforçando a importância dessa integração para o crescimento econômico e social do estado. O documento incluirá estudos de viabilidade, análise de impactos econômicos e propostas de rotas que contemplem a Paraíba.

Sob a liderança do Diretor Presidente do IDEP-UFPB, Walmir Rufino da Silva, os participantes iniciaram os trabalhos para a construção de um documento técnico que fundamente a necessidade do estado fazer parte do trajeto da ferrovia, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico regional.

Projeto Estratégico para a Transnordestina

Durante a reunião, foi destacada a urgência na elaboração de um estudo detalhado que evidencie os benefícios logísticos, econômicos e sociais da inclusão da Paraíba no projeto da Transnordestina. “Precisamos apresentar um projeto, com dados concretos que demonstrem como a Paraíba pode contribuir e se beneficiar desta infraestrutura crucial para o Nordeste", afirmou o professor Dimitri Castor, representante do Laboratório do Ambiente Urbano e Edificado (LAURBE) da UFPB.

Articulação Multissetorial

O encontro contou com representantes de diversas instituições chave:

  1. Walmir Rufino da Silva – Diretor Presidente do IDEP-UFPB;
  2. Dimitri Costa Castor – Professor e Representante do Laboratório do Anbiente Urbano e Edificado LAURBE – UFPB;
  3. Lenildo Dias de Morais – Diretor de Gestão de Pessoas – DIGEP / CONAB;
  4. Luiz Gonzaga Firmino Junior – Representante do IFMA/CONAB;
  5. Rosalba G. Nóbrega Mota – Prefeita de São José do Bonfim;
  6. Marcos Henriques e Silva – Vereador da CMJP;
  7. Victor Alencar Mayer Feitosa Ventura – Assessor Jurídico do SENAR-PB;
  8. Sérgio Ricardo Gouveia Martins – Diretor-Secretário Adjunto da FAEPA/SENAR;
  9. Ruy Bezerra Cavalcanti Júnior – Representante do CINEP-PB;
  10. Severino José de Lima – Professor da UFCG;
  11. Cleber Brit de Souza – Professor da UFPB , Campus III;
  12. Luciana Sousa de Brito – Representante da Prefeitura Municipal de São José do Bonfim;
  13. José Gomes da Costa Neto – Representante da Prefeitura Municipal de São José do Bonfim;
  14. Danilo Raimundo de Arruda – Professor da UFPB, campus III;
  15. Dalton Cezane Gomes Valadares – Professor da UFPB, campus III.

 

A presença de representantes de instituições como CONAB, SENAR, FAEPA, CINEP-PB, UFCG, UFPB e da Prefeitura de São José do Bonfim demonstra a capilaridade do esforço para garantir a inclusão do estado no projeto federal.

O IDEP-UFPB reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da Paraíba e continua trabalhando para fortalecer a participação do estado nos investimentos e projetos regionais de infraestrutura, como a Transnordestina, que prometem alavancar o progresso econômico local.