Quem somos
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia Política (GRESP/UFPB), fundado por professores vinculados ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, reúne professores e estudantes de graduação e pós-graduação com o objetivo de criar formas de colaboração acadêmica e de pesquisa na área da Sociologia Política.
O eixo comum que faz convergir os interesses e os esforços acadêmicos de todos os participantes do grupo é a busca pela compreensão das relações de ‘poder’ nas diversas formas (institucionalizadas ou não) que elas assumem no âmbito das sociedades contemporâneas.
Especificidade da abordagem do grupo sobre processos políticos: o fio condutor da abordagem sociológica sobre fenômenos políticos (apesar da imensa variedade de temáticas, escopos de análise e metodologias empregadas) aponta para uma focalização sobre as bases sociais subjacentes aos processos políticos e para a ampla problemática das relações entre Estado e sociedade. Assim, na orientação das pesquisas que ocupam o grupo de pesquisadores que compõem o GRESP são abordados tanto os imperativos cognitivos, normativos e institucionais, quanto o papel e a influência dos grupos sociais (atores coletivos, suas formações, composições e inter-relações) sobre processos políticos abrangentes.
Os desenhos de pesquisa e os seus recortes metodológicos priorizam dimensões menos tangíveis do fenômeno político. São exemplos disso: processos cotidianos de naturalização e encobrimento das condições geradoras de exclusão e desigualdades, os processos de reprodução tácita das hierarquias (materiais e simbólicas) sociais, os processos de construção social de fronteiras morais entre indivíduos e grupos sociais que criam ou perpetuam posições de poder, situações de subordinação, de exploração e múltiplas formas de opressão.
Linhas de Pesquisa
- Desigualdades, hierarquias sociais e cidadania
- Sociedade civil, movimentos sociais e democracia
- Experiência Moral e Vida Pública
- Emancipação, utopias e novas virtudes
- Políticas públicas para ensino superior no Brasil