Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ensino > Ações de formação
conteúdo

Ações de formação

por mateus publicado 03/03/2022 07h43, última modificação 19/04/2022 17h17

Ações de formação.png

Fomentar o desenvolvimento profissional docente, por meio da promoção da formação pedagógica dos professores, de modo a potencializar a docência universitária e, por consequência, a qualidade do ensino e da aprendizagem nos diferentes cursos do CCAE, é um dos objetivos perseguidos pela assessoria de graduação. Isso porque a qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional docente são campos indivisíveis. É esta relação que temos buscado reforçar mutuamente.

A arte-linguagem posta nesta seção foi pensada na seguinte perspectiva: a árvore, que tem em si, na maioria das vezes, a marca de vida longa, adaptação e resistência em meio aos desafios para sua sobrevivência, visa representar o (s) sentido (s) de Ser professor no Ensino Superior. O lápis, nesse caso, está posto visando representar a ideia que o (s) sentido (s) de Ser professor exige (m) necessariamente assumirmos a condição de ensinar e, sobretudo, permitir-se apre(e)nder.

No tocante às cores, o azul representa harmonia e o amarelo a alegria. A inspiração para a opção pela cor amarela foi encontrada na Alegria de Ensinar de Rubem Alves (1994); Pedagogia da autonomia de Paulo Freire (1996) quando nos ensina que ensinar exige alegria. Segundo Rubem Alves (1994), o trabalho do professor envolve trabalhar com alegria...ensinar felicidade.

 

I Encontro pedagógico de professores do CCAE

II Encontro pedagógico de professores do CCAE

III Encontro pedagógico de professores do CCAE

I Encontro pedagógico de coordenadores e professores dos estágios supervisionados

Aula Magna – 2021.2

I Mostra de Estágios do CCAE | 2021.2

Outras informação poderão ser acessadas no site do CCAE, clique aqui

 

Referências:

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. São Paulo: ARS Poética Editora, 1994.           

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.