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Arquivo PDF document OLHARES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA PROFª ANTÔNIADO SOCORRO SILVA MACHADO: UMA MULHER UMA ESCOLA, UMA QUILOMBOLA.
por Iany Elizabeth da Costa última modificação 16/01/2017 16h43 — registrado em: , ,
Publicado nos anais do III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Igualdade racial no ambiente escola. Resumo: O presente artigo faz uma breve analise sobre a figura de D. Antônia do Socorro Silva Machado ou D. Toinha: mulher, professora, negra e quilombola, que foi responsável pela inserção da escolarização na Comunidade Quilombola de Paratibe, João Pessoa – PB. Por essa razão, nos interessou destacar a importância histórica que esta mulher teve e ainda tem dentro da escola da qual foi fundadora e na lembrança do povo quilombola de Paratibe e região, neste sentido, lançaremos nossos olhares sobre as ações de D. Toinha na luta por Educação nesta Comunidade Quilombola, utilizando para isso, de um dos métodos da História Oral (Entrevistas) e da bibliográfica produzida sobre esta mulher, para reconstruir os passos dados por esta educadora em busca de uma Educação de qualidade para seu povo.
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Arquivo PDF document NA TRILHA DO FEMINISMO: A LUTA DE D. ANTÔNIA DO SOCORRO PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE NEGRA DE PARATIBE, JOÃO PESSOA - PB
por Iany Elizabeth da Costa última modificação 16/01/2017 16h47 — registrado em: , ,
Publicado nos anais do VII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES: Políticas de Currículo e Formação: desafios contemporâneos. Resumo: O presente artigo visa fazer uma breve abordagem sobre a figura de D. Antônia do Socorro Silva Machado, mulher negra e quilombola, pioneira no processo de escolarização básica da Comunidade Negra Quilombola de Paratibe, João Pessoa – PB, localidade esquecida pelo Poder Público, onde atualmente ainda residem remanescentes quilombolas em processo de demarcação territorial. Para isso, lançaremos nossos olhares sobre as ações de D. Toinha na luta pelo direito a Educação desta Comunidade Quilombola, utilizando os métodos da História Oral (Entrevistas) e da produção bibliográfica sobre esta mulher, para trilhar os passos desta educadora na busca por uma Educação de qualidade para seu povo.
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