Você está aqui: Página Inicial
conteúdo

Apresentação

O projeto Extensão em Tradução – ExTrad, criado em 2013, foi o primeiro projeto de extensão do Curso de Tradução do CCHLA/UFPB. Idealizado pela Profa. Dra. Camila Braga, promoveu atividades de tradução em diversos pares linguísticos (inglês-português, espanhol-português, francês-português, italiano-português e alemão-português) junto à comunidade acadêmica e paraibana até o ano de 2018. 

A partir de 2016, ocorreu uma expansão das ações do ExTrad que resultou na consolidação de parcerias com projetos de produção de roteiros e curtas-metragens no interior da Paraíba, ONGs, escolas públicas e outros setores da própria UFPB. Essas ações deram origem aos projetos de extensão “Da Paraíba para o Mundo: legendagem de curtas-metragens paraibanos”, “Tradução e Empoderamento da Mulher” e “Janelas da Interculturalidade”.

Em 2019, o ExTrad foi transformado em um programa guarda-chuva que passou a abrigar todos os projetos de extensão vinculados ao Curso de Tradução do CCHLA/UFPB. No ano seguinte, em 2020, se uniram também ao Extrad projetos vinculados a outros Cursos, Departamentos ou Setores e que têm a tradução como temática central ou coadjuvante, a exemplo dos projetos TraPo, TraduLibras e Mobilang. 

O ExTrad promove reuniões coletivas mensalmente para discutir as ações de extensão em tradução distribuídas nos diversos projetos vigentes. Anualmente, desde 2016, é promovida também a JORNADA EXTRAD, evento aberto ao público, no qual as ações de todos os projetos parceiros são divulgadas por meio de comunicações, palestras, mostras, oficinas, etc.

Estamos abertas a novas parcerias. Caso tenha interesse em articular seu projeto com o ExTrad, entre em contato com a gente!

Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Campus I - Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil 
CEP: 58051-900