Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto Vivace abre turmas de musicalização para adultos e terceira idade

Projeto Vivace abre turmas de musicalização para adultos e terceira idade

Ao todo serão ofertadas 68 vagas: 43 destinadas a veteranos e 25 para novatos. Interessados já podem se inscrever.
publicado: 27/02/2024 12h42, última modificação: 27/02/2024 18h55

A Assessoria de Extensão do CCTA divulgou, nesta segunda (26), a oferta de turmas de musicalização através da flauta doce com vagas destinadas exclusivamente a adultos (18 a 59 anos) e pessoas da terceira idade (a partir de 60 anos).

Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de março pela Internet,  na plataforma institucional SIGAA e deverão optar entre as 8 turmas disponíveis de acordo com o seu perfil (veterano ou novato) – com exceção das turmas 1 e 2 oferecidas no Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE), que receberão inscrições presencialmente no período de 4 a 8 de março, na sede do próprio IPE (prédio da antiga Prefeitura Universitária). Ao todo serão ofertadas 68 vagas: 43 destinadas a veteranos, 15 para novatos da terceira idade e 10 para novatos adultos. Todas as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Para alunos veteranos que residem fora de João Pessoa, haverá a oferta de uma turma com aulas remotas, nas quintas-feiras à noite. Nas demais, as aulas ocorrerão na modalidade presencial, nos dias e horários que você confere abaixo:

Turma 1 - Terceira idade (Novatos) – Aulas: segunda-feira, das 14h às 15h30, no Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE)

Turma 2 - Terceira idade (Veteranos) – Aulas: terça-feira, das 08h30 às 10h, no Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE)

Turma 3 - Terceira idade (Veteranos) – Aulas: terça-feira, das 10h às 11h30, no NIETI/COEP/PROEX.

Turma 4 - Adultos (Veteranos) – Aulas: terça-feira, 16h às 17h30, no Departamento de Música, Sala 7

Turma 5 - Adultos (Veteranos)- Aulas: quinta-feira, 19h às 20h – alunos de outras cidades, fora de João Pessoa – virtual (link da aula será enviado por e-mail)

Turma 6 - Adultos (Novatos) – Aulas: quarta-feira, 16h30 às 18h, Auditório do Departamento de Música

Turma 7 - Adultos (Veteranos) – Aulas: terça-feira, 13h30 às 15h, Sala 205 – Bloco B – CCTA

Turma 8 - Adultos (Veteranos) – Aulas: quarta-feira, 08h30 às 10h, Sala 3 – Departamento de Música

O Projeto Vivace oferece cursos de musicalização para a comunidade interna e externa da UFPB através do contato dos alunos com a flauta doce. Trata-se de um método já consolidado que visa não apenas proporcionar noções de teoria musical, mas uma aprendizagem prática através de aulas coletivas, leves e prazerosas que favorecem a saúde mental e promovem qualidade de vida aos participantes.

Como ressalta a Prof.ª Luceni Caetano, coordenadora do Projeto e assessora de extensão do CCTA, a ação contempla um amplo espectro de idades. “Sempre observamos uma grande demanda de pessoas adultas e da terceira idade que procuravam o Departamento de Música para aprender um instrumento, muitas com esse sonho desde a infância. Pensando nelas, resolvemos formar turmas coletivas de musicalização com a flauta doce, tendo em vista uma iniciação musical não só teórica, mas sobretudo vivencial que trabalha desde a postura, o relaxamento, a respiração, passando também pelo repertório que escolhemos juntos para apresentar. É uma abordagem integral”, salienta.

Concebido em 2019, o “Vivace” já está em seu 6.º ano e figura entre os projetos do CCTA agraciados com o Prêmio Elo Cidadão em 2023. Neste semestre, as aulas terão início a partir de 4 de março para as turmas em geral. Já as turmas ministradas no Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE) estão previstas para começar no dia 11 de março.

Para mais informações, entrar em contato via e-mail: assext.ccta@academico.ufpb.br.

TUTORIAL PARA CADASTRO E INSCRICAO EM ATIVIDADES DO SIGAA PUBLICO

Matéria: Hugo Ximenes e Valentina Lima (Bolsistas da Extensão)