Notícias
Pró-reitoria de Extensão divulga resultado definitivo do Edital PROBEX (2022-2023)
A Pró-Reitoria de Extensão divulgou ontem à noite (20) a lista definitiva de ações aprovadas no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2022-2023. Nesta edição, além das 23 ações estratégicas classificadas, o PROBEX aprovou na ampla concorrência 646 projetos de extensão com direito a bolsa no valor de R$ 400,00 cada. No CCTA todos os 48 projetos inscritos foram aprovados.
Seguindo o cronograma do PROBEX, todos os coordenadores devem colocar seus respectivos projetos em execução até amanhã (22). Já os discentes interessados em participar dos projetos, como bolsistas ou voluntários, poderão registrar interesse através do SIGAA nos dias 25 e 26 de julho. O processo seletivo dos bolsistas ocorrerá no período de 27 a 04 de agosto.
Caso ainda não saiba como colocar as ações de extensão em execução ou como registrar interesse em participar das ações aprovadas confira os tutoriais da Pró-reitoria de Extensão a seguir:
Como coordenadores devem colocar Ações de Extensão em execução
Como discentes podem registrar interesse em participar de ações de extensão
Orientações Normativas
Seguindo as recomendações da Pró-reitoria de Extensão (previstas no Edital PROEX n° 06/2022), a Assessoria de Extensão do CCTA publicou no dia 14 deste mês as orientações normativas para o processo de seleção de discentes nas ações do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2022 – 2023.
O Edital de Normativas da Assessoria (n° 05/2022) busca guiar os coordenadores e discentes tanto na etapas de inscrições (registro de interesse) quanto na seleção dos alunos que integrarão as equipes dos projetos aprovados na edição 2022 – 2023 do PROBEX. Verifique abaixo as normativas:
Lista de Projetos Aprovados e Critérios de Seleção de Bolsistas
A Assessoria de Extensão do CCTA apresenta a seguir as ações aprovadas e contempladas com bolsa no nosso centro. Além dos critérios especificados no Item 8.2.1 do Edital PROBEX, alguns projetos trazem critérios preliminares em suas seleções, os quais apresentamos abaixo.
PROJETOS | COORDENADOR | CRITÉRIOS ADICIONAIS PARA SELEÇÃO DE DISCENTE |
A página on-line da pinacoteca da UFPB como nova ação de extensão | Kleber Feitosa Guerra | Os candidatos terem estagiado ou estarem estagiando na Pinacoteca antes da convocação para inscrição. Peço igualmente que seja divulgado o dia 27 do corrente pela manha às 9:00 na Pinacoteca sala 09 da Reitoria 1o. andar o dia das entrevistas com os candidatos. |
Ações de comunicação integrada organizacional e de produção cultural para a Associação Cultural Balaio Nordeste | Jamile Miria Fernandes Paiva | - |
Assessoria de Comunicação e Imprensa do CCTA: levando conhecimentos para além dos muros da UFPB | Fabiana Cardoso De Siqueira | - |
Café Cultural Popular da Paraíba | Ramon David de Abreu | - |
Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB | Victor Hugo Neves De Oliveira | A candidata ou o candidato a bolsista deve encaminhar um vídeo curto, de até cinco minutos, relatando sua experiência em grupos, coletivos e/ou companhias de dança por meio do qual se faça conhecer sua atuação como propositor/propositora de práticas artísticas. O vídeo deve ser enviado até às 23:59h do dia 29/07 para victor.neves@academico.ufpb.br |
Com-Cultura - Agência de Comunicação Cultural da Paraíba | Zulmira Nobrega Piva De Carvalho | - |
Consultoria e Assessoria de Comunicação Organizacional para mulheres empreendedoras | Patrícia Morais de Azevedo | - |
Coral Universitário Gazzi der Sá | Eduardo de Oliveira Nóbrega | - |
Curadoria, produção e montagem de exposições na Pinacoteca da UFPB | Gabriel Bechara Filho | Os candidatos terem estagiado ou estarem estagiando na Pinacoteca antes da convocação para inscrição. Peço igualmente que seja divulgado o dia 27 do corrente pela manha às 9:00 na Pinacoteca sala 09 da Reitoria 1o. andar o dia das entrevistas com os candidatos. |
Divulgação da OSUFPB – Orquestra Sinfônica da SINFÔNICA DA UFPB | Adeildo Vieira dos Santos | - |
English for musicians | Anderson de Sousa Mariano | 1. Experiência com a língua inglesa (conversação, escuta, gramática, escrita) 2. Familiaridade com o uso de plataformas de webconferência 3. Experiências com a área da música 4. Ampla cultura musical Funções do bolsista: 1. Auxílio na preparação dos meetings semanais, proposição de atividades; 2. Auxílio na condução, dinâmica de atividades durante os encontros semanais; 3. Apoio aos participantes cadastrados no projeto; 4. Medição e discussão dos resultados para serem usados nos relatórios parcial e final). 5. Pesquisa de materiais didáticos e correção de atividades propostas aos participantes. |
Ensino de Piano em Grupo (EPG): teoria e prática do PianoLab/UFPB – 2022 | Joselia Ramalho Vieira | - |
Espaço Experimental: integrando a universidade e a comunidade nas ondas do rádio - 2022/2023 | Patrícia Monteiro Cruz Mendes | - |
Estreitando os laços com a sociedade por meio da gestão de documentos do CCTA | Ulisses Carvalho da Silva | - |
EuTuPB: expandindo as ações do Grupo de Tubas e Eufônio da UFPB - Ano 2022/2023 | Iris Angela Vieira do Nascimento Cavalcanti |
Ter habilidade com edição de partituras; ser integrante do grupo EUTUPB; ter O CRA acima de 8; e será submetido a uma entrevista. |
Fazeres musicais em performance: grupos populares | Caio Fiori Bertazzoli | - |
Fomento Cultural - Artes em Cena nas Escolas | Carolina Dias Laranjeira | - |
Galeria Lavandeira: Lab Experimental de criação, extensão e pesquisa em artes visuais | Robson Xavier Da Costa | - |
Grupo PERPETRO - Grupo de pedagogia e performance musical através do Trompete | Ayrton Muzel Benck Filho | - |
Grupo Teatral Boiuna Luna | Osvaldo Antonio Anzolin | - |
INOVATURPB: Inovação e Desenvolvimento do Observatório de Turismo da Paraíba | Francisco Coelho Mendes | - |
Interouvir – ano II: ações sobre ética sonora e cultura coletiva de som | Juliana Carla Bastos | - |
Inventário da Literatura de Cordel da Paraíba | Daniela Maria Lucena Rodrigues | - |
Laboratelier: da tridimensionalidade à escultura social | Marco Aurelio Alcantara Damaceno | - |
Laboratório de montagem e finalização de filmes paraibanos | Arthur Fernandes Andrade Lins | - |
Laboratório de Percussão e Rítmica | Francisco De Assis S. Mestrinel | - |
Laboratório Permanente de Figurino | Paula Alves Barbosa Coelho | - |
LGBTQIAP+: Diferentes na Escola | Arthur Marques de Almeida Neto | - |
LIBERTINA: Leituras Interdisciplinares das Brasilidades Estéticas e Rituais na Teatralidade Nordestina | Carlos Henrique Guimarães |
Ser aluno do Curso de dança ou teatro – UFPB; ter dramaturgia e produção teatral e ter disponibilidade de 20h por semana; |
MoveMente: formação inicial e continuada de professores/as-alunos/as da Licenciatura em Dança | Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura | 1. Ser aluno/a regularmente matriculado/a na Licenciatura em Dança; 2. Ter disponibilidade de 20h semanais para atividades do projeto; 3. Apresentar quadro com horários ocupados por disciplinas e horários livres. Informo também que a seleção ocorrerá online e os detalhes serão apresentados posteriormente pela coordenação do projeto. |
Mulheres de luta e de ciência no podcast – Práticas de Jornalismo biográfico e acadêmico | Glória de Lourdes Freire Rabay | - |
Musicalização Infantil Através Do Violino E Viola | Ariana Perazzo Da Nobrega | - |
Musicalização para adultos através da flauta doce - 2022 | Luceni Caetano da Silva | O candidato a bolsista e/ou voluntário a bolsa deve ter cursado a disciplina de "Flauta Doce" do Bacharelado em Música e ter experiência básica na teoria musical. |
Musicola - Música, Inclusão, Cultura Oriental e Latinoamericana | Alice Lumi Satomi | - |
O cinema da terra no cine Aruanda e Nudoc | João de Lima Gomes | - |
O som e o ruído: as mudanças comportamentais no ser humano | Maria Da Conceicao Gico C. Benck | 1) ser aluno de Bacharelado ou Licenciatura em Flauta Transversal; 2) ter computador |
Observa UFPB: observatório de combate à desinformação – Ano 2022/20223 | Sandra Regina Moura | - |
Orquestra de Violões da Paraíba e ensino coletivo de violão | Carla Pereira Dos Santos | a) Estar regularmente matriculado e frequentando o curso de Bacharelado ou Licenciatura em Música (Violão) da UFPB; b) Preencher formulário criado pela Coordenação do projeto (a ser enviado aos interessados pelo contado disponibilizado); c) Enviar histórico acadêmico atualizado (o envio deve ser pelo formulário). d) Enviar vídeo de até 2 minutos tocando violão com uma música de livre escolha (o envio deve ser pelo formulário); e) Enviar o formulário preenchido, com os anexos solicitados, no prazo indicado no formulário |
Paraíba Criativa | André Luiz Piva de Carvalho | - |
Pipocantos: coro infantil | Klesia Garcia Andrade | - |
Práticas digitais para o ensino online na área de artes: oferta de cursos de curta duração sobre a produção de conteúdo digitais | Juciane Araldi Beltrame | Ser estudante de Licenciatura em Música; Ter contato com aplicativos online e ferramentas de edição de áudio e vídeo; Disponibilidade para integrar o Grupo de Pesquisas TEDUM; Experiência com práticas pedagógicas online será um diferencial; Conhecimento em outras linguagens artísticas (ex. Dança e Artes Visuais) será um diferencial. |
Preservação de acervos musicais: intervenções emergenciais para salvaguardar a memória musical da Paraíba – 4ª etapa | Amarilis Rebua de Mattos | - |
Projeto de Aprendizagem do Piano em Grupo (APIG) 2022-2023 | Harue Tanaka | - |
Resiliência informacional na comunidade: (re) ações comunicativas no combate à desinformação | Fellipe Sá Brasileiro | - |
Roteiros turístico-culturais da Paraíba | Ana Valéria Endres | - |
SICAT – Sistema de informação, comunicação e análise do turismo paraibano | Magnun Bezerra de Sousa | - |
SustentaRH – Qualificação Sustentável em Comunidades Turísticas Rurais | Joelma Abrantes Guedes Temoteo | - |
V Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas | Marcia Chiamulera | - |
***
Matéria: Esdras Alves