Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Infraestrutura
conteúdo

Infraestrutura

por mateus publicado 10/02/2022 08h13, última modificação 12/04/2022 13h13
O CEAR/UFPB conta com infraestrutura de diferentes laboratórios que possuem expertises complementares para atender as diferentes demandas da área de otimização de energia.

A infraestrutura possui espaço físico e equipamentos de última geração adequados para a execução bem-sucedida de projetos de PD&I na área de competência da UE. Conheça os laboratórios do CEAR/UFPB.

  • Laboratório de Otimização de Sistemas Elétricos (LOSE): possui espaço físico de 150 m2 no qual estão alocados diversos equipamentos importantes para projetos inseridos nas duas sublinhas. Os principais equipamentos são descritos a seguir.

    • OPAL-RT: Líder mundial no desenvolvimento de simuladores em tempo real (RT) baseados em PC/ FPGA, equipamentos de teste HIL (Hardware-in-the-Loop) e sistemas que permitem projetar, testar e otimizar o controle e a proteção. As simulações abrangem: redes elétricas, eletrônica de potência, geração distribuída, acionamentos de motores, automotivos, trens, aeronaves e várias áreas indústrias.

    • Modular Solar Array Simulators (SAS) E4360-KEYSIGHT 130V/5 A: Simula com precisão a curva V x I de diferentes sistemas fotovoltaicos (painéis solares) sob várias condições ambientais (como eclipse, rotação, rotação, idade e temperatura). 

    • Fontes de potência KEPCO-BOP-100-10A: Opera em todos os 4 quadrantes do eixo de corrente de tensão, portanto, sua saída pode variar sem problemas de tensão negativa para positiva e a corrente de saída também pode variar de valores positivos para negativos. O resultado disso é que o BOP funcionará como uma fonte ou carga, o que significa que pode fornecer ou absorver energia. Potência 1kW.

    • Fontes de potência Regatron TC.ACS: Fonte de energia CA regenerativa que opera em quatro quadrantes, possibilitando simulação de geração de distúrbios como sobretensões, sobtensões, faltas. Adequado para aplicações HIL de alta largura de banda dentro do laboratório de energia, quando conectado a um processador RT externo. Potência 30kVA.

    • Microgrid: Sistema de redes inteligentes (Smart Grid) da DeLorenzo: Organizado em oito subsistemas, nos quais, os quatro primeiros são simulações de fontes de energia. O quinto consiste em módulos para proteção contra falhas, o sexto refere-se a módulos para medição, o sétimo permite o controle de fator de potência e o último subsistema é composto de elementos passivos.

    • Oscilógrafo DL850E da Yokogawa: Combina um osciloscópio de sinal misto e um gravador portátil de aquisição de dados em uma plataforma modular projetada para capturar transientes de alta velocidade e tendências de baixa velocidade.

    • Analisador de potência WT3000E: É considerado o analisador de potência mais preciso do mundo, dedicado a testar os transformadores usados nos setores de transmissão e distribuição de concessionárias. 

    • Conversores: Conjunto de conversores modulares que auxiliam na montagem de diferentes topologias e teste de diferentes controladores em escala real. O número de braços dos conversores variam entre 4 a 12 por módulo.

    • Máquinas elétricas: O laboratório conta com diferentes máquinas elétricas: indução, indução gaiola de esquilo, indução multifásico, DFIG e síncrono. As máquinas são utilizadas para ensaios de acionamento de máquinas, bem como emulação de sistemas eólicos.

        

       

a) Bancada de Conversores em teste.

b) Fontes de potência demais equipamentos.

  • BESS de 250kW/500kWh: Recentemente foi adquirido e encontra-se em fase de produção um sistema de armazenamento de energia que permitirá estudos avançados em gerenciamento e conversão de energia junto a rede elétrica da concessionária. A seguir apresentam-se algumas imagens de parte dos equipamentos existentes no LOSE.

Figura 1 – Estrutura física e alguns equipamentos existentes no LOSE.



                   

                  

a) OPAL-RT.

b) Microgrid.

Figura 2 - Alguns equipamentos existentes no LOSE.

  • Laboratório do Grupo de Inteligência Computacional Aplicada (GICA) e Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo (LAMEP): O GICA visa desenvolver ferramentas baseadas em inteligência computacional aplicada para resolver problemas de otimização e apoio à decisão em atividades do setor elétrico. Já o LAMEP até o momento tem focado em aplicações de energia, especialmente aplicadas aos segmentos de óleo, gás por meio da interface entre modelagem matemática, ciências computacionais e engenharias, em particular, elétrica, mecânica e de petróleo. Possuem área conjunta de 100 m2 no qual estão alocados diversos equipamentos importantes, em especial um sistema de avaliação de baterias composto por fontes e câmara climática e 30 computadores de alto desempenho para o desenvolvimento de projetos da área temática pleiteada. Algumas imagens dos laboratórios são apresentadas a seguir:

            Uma imagem contendo interior, teto, chão, mesa

Descrição gerada automaticamente

             

a) Fotografia do Ambiente de Trabalho do GICA – EE.

b) Fotografia do ambiente de trabalho do LAMEP.

Figura 3 - Ambientes de trabalho do GICA e LAMEP.

  • Laboratório de Práticas Experimentais em Energias Renováveis: Os parceiros industriais têm a sua disposição 14 estações de trabalho de laboratório em equipamentos compactos nas áreas de termodinâmica, máquinas de fluxo, fenômenos de transportes - mecânica dos fluídos e transferência de calor, energia solar - fotovoltaica e térmica -, energia eólica, eletrônica de potência, instrumentação, comunicações digitais, sistemas de controle e outras. A área do laboratório é de 165 m². A seguir apresentam-se as fotografias de alguns dos equipamentos disponíveis.

 

       

       

a) Fotografia do Ambiente de Trabalho do laboratório.

b) Simulador de radiação solar que permite o estudo em sistemas que utilizam a radiação solar como fonte energética.

Bancada para estudo da conversão da energia solar em energia elétrica

Figura 4 – Infraestrutura do Laboratório de Práticas Experimentais em Energias Renováveis.