Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores de Inglês da rede municipal são selecionados para curso nos Estados Unidos

Professores viajarão na quarta-feira (10) para a San Francisco State University e Iowa State University
publicado: 06/01/2018 10h00, última modificação: 06/01/2018 13h53

Quatro professores de inglês da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa já estão de malas prontas para participarem de um curso de seis semanas nos Estados Unidos da América (EUA). Eles viajam quarta-feira (10). Os professores foram selecionados por meio de um programa em conjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Comissão Fulbright, que é uma comissão americana de investimento acadêmico.

Dentro da programação do curso haverá aulas, seminários, visitas as escolas norte americanas e atividades culturais. Esses professores serão multiplicadores dentro da rede municipal, uma vez que eles terão que desenvolver, aqui, atividades que foram trabalhadas nos EUA.

Os docentes também terão um aprimoramento no ensino e aprendizado, de novas técnicas, além do próprio desenvolvimento profissional e das habilidades com a língua inglesa, seja na fala, seja no processo de audição.

O professor Fábio Santos Ribeiro, da Escola Municipal Severino Patrícia, e a professora Jade Borges, da Escola Municipal Anita Trigueiro e Lins Tambaú irão para San Francisco State University, no Estado da Califórnia. Já as professoras Anderlane Fernandes de Lima, da Escola Municipal Leonel Brizola e Matias Freire, e Harlanne Domênica de Alencar Silva Godoi, da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, irão para Iowa State University, no Estado e Iowa.

Em nome de todos os professores eu posso afirmar que estamos extremamente felizes e entusiasmados, porque com certeza será um período de muito estudo e de muito crescimento. Será um período muito rico para a gente”, disse ansiosa Harlanne Domênica.

Toda a estada, refeição e transporte serão custeados pela Capes, que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil.

A gente se sente honrado em ter a representatividade desses professores, do município nesse curso. Isso é possível graças ao esforço de cada um deles e pelos meios de formação que são disponibilizados pela Secretaria de Educação. Isso é bom para os nossos alunos, que terão aulas cada vez mais com maior qualidade. Muito obrigado a todos pelos cuidados que têm com nossos alunos da rede. Agradeço também em nome da secretária Edilma da Costa Freire”, disse a secretária adjunta da Sedec, América Castro.

Para Jonathan Vieira, diretor do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) de João pessoa, isso representa um avanço para a educação do município. “Estamos mandando pela primeira vez professores para fazerem esse curso de alta qualidade. Isso prova que estamos no caminho certo, que nossos professores estão motivados, fazendo uma formação que dá resultados práticos no momento em que conseguem esse tipo de bolsa de estudo. A gente está de parabéns”, agradeceu.

Uma peça fundamental para a seleção desses profissionais foi a parceria firmada no ano passado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), para que professores da língua inglesa da rede municipal ampliassem os conhecimentos através de uma formação continuada ministrada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do projeto de extensão Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa (EFOPLI).

O programa de extensão EFOPLI da UFPB tem como um dos objetivos ampliar o número de professores representando a Paraíba a cada ano, através da preparação para a seleção e criação de oportunidades para compartilhamento de experiências na volta desses professores.

A participação de 4 professores da Rede Municipal de João Pessoa, que também participaram da formação continuada ofertada em parceria pela Prefeitura e EFOPLI-UFPB em 2017, aponta para o fortalecimento da formação continuada no nosso município, o que certamente impactará o trabalho dos professores nas escolas com seus alunos”, explicou a coordenadora do EEFOPLI, professora Mariana Pérez.

FONTE: Prefeitura de João Pessoa