Notícias
Pesquisador da UEPB realiza palestra para a equipe do EFOPLI-UFPB
O EFOPLI-UFPB recebeu, no dia 18 de maio, o convidado, professor Dr. Marcelo Medeiros, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Monteiro, que proferiu a palestra “A formação do leitor na educação básica: metodologias para a sala de aula”.
A palestra faz parte do processo formativo dos bolsistas e voluntários do EFOPLI-UFPB, que vêm trabalhando no desenvolvimento dos encontros formativos que iniciarão em 23 de maio, atendendo professores de inglês de vários municípios da Paraíba. A ação tem ainda o objetivo de estreitar parcerias com outros pesquisadores e instituições de ensino superior, fortalecendo a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas.
O convite foi feito pelo projeto “Literatura aplicada à sala de aula: o texto literário em língua inglesa e suas relações com questões de empoderamento, equidade e justiça social”, coordenado pelas professoras Elizabeth Souto Maior e Danielle Luna, e buscou fortalecer as discussões da equipe EFOPLI sobre o trabalho com o texto literário na escola. A colaboradora externa do projeto, professora Rosana de Oliveira Sá, docente do IFPB, também participou do encontro formativo.
A professora Dra. Elizabeth Souto Maior parabenizou o professor Dr. Marcelo Medeiros pela palestra, destacando a relevância de seu trabalho no que tange ao atrelamento entre o texto literário, o interesse e os saberes dos alunos. De acordo com a professora, é necessário desconstruir a perspectiva da literatura como algo desinteressante e enfadonho, a fim de resgatar nos discentes o gosto pelo texto literário em seus mais variados gêneros, tornando a vivência prazerosa e impactante.
Participaram da palestra os coordenadores do EFOPLI-UFPB, além de bolsistas de voluntários dos 03 projetos que compõem o EFOPLI em 2018: Conexão PB: Empoderamento de professores de língua inglesa através de ações (inter)nacionais (EFOPLI 4); Literatura aplicada à sala de aula: o texto literário em língua inglesa e suas relações com questões de empoderamento, equidade e justiça social” e Saber conectado: promovendo o letramento digital do professor de língua inglesa.
Para Heitor Teixeira, estudante de Letras, voluntário do EFOPLI, "a literatura no ensino me parece um desafio. O ato de ler por si só não é fácil, e justamente por sua complexidade, via na sua junção com a educação um bicho de sete cabeças. Porém, o professor Dr. Marcelo nos mostrou que com simplicidade e atenção podemos despertar sabor quando ensinamos o saber! Simples e eficaz!"
Para conhecer um pouco do trabalho do professor Marcelo, visite: https://bit.ly/2IUWmGo