Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > EFOPLI-UFPB dá inícios aos encontros formativos das quartas-feiras

EFOPLI-UFPB dá inícios aos encontros formativos das quartas-feiras

Encontros serão presenciais e à distância, com grupos em ambos os turnos
publicado: 24/05/2018 11h03, última modificação: 24/05/2018 19h26

Session quarta abertura.png
Abertura dos encontros formativos com a presença de representantes da Secretaria de Educação de João Pessoa, direção do Celest e coordenação do EFOPLI

O EFOPLI - Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa deu início, nesta quarta-feira (23), ao processo de formação de professores de inglês juntamente da Secretaria de Educação do município de João Pessoa.

Estiverem presentes a secretária de educação adjunta América Castro, a diretora do Centro de Capacitação de Professores (CECAPRO) Adílsa Gadelha e o diretor do Celest - Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa Jonathan Vieira.

A capacitação esse ano tem o foco no ensino mais contextualizado da língua inglesa e do ensino crítico. São trabalhados tópicos relacionados a literatura, de como adaptar textos e livros para sala de aula, sempre no viés crítico e de fortalecer o uso da língua em sala de aula pelo professor.

Esse é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura de João Pessoa vem com essa parceria com a UFPB, promovendo essa formação para os professores de língua inglesa. Estamos ofertando um trabalho de excelente qualidade com esses profissionais da universidade e os professores da rede municipal, visando a troca de experiência e um aprofundamento em novos modelos de ensino. Nosso foco é o incentivo ao ensino da língua inglesa”, explicou o diretor do Celest, Jonathan Vieira.

A formação é ministrada por uma equipe do Efopli, que é coordenado pela professora Mariana Pérez, tendo a duração de três meses e uma carga horária de 40h. Os encontros são no Celest e beneficiam cerca de 80 professores da rede.

A formação tem um alcance muito amplo porque não atingimos apenas os professores em termo de motivação e de desenvolvimento profissional, mas também por impactar os alunos em sala de aula. Se você tem um professor mais motivado, com certeza temos a chance de termos aulas mais motivantes, contextualizadas e significativas”, disse Mariana Pérez.

Foto final - session quarta.png
Foto da equipe EFOPLI  com a direção do Celest e com os professores participantes dos encontros formativos ao final da session do turno da tarde

Em um segundo momento da capacitação será tratada as questões da tecnologia, discutindo de qual maneira essas atividades estão sendo elaboradas, pensadas e podem ser compartilhadas. Parte dessa formação será realizada por meio de uma plataforma online, a cada 15 dias, com encontros à distância.

Claudiane Costa Aguiar é professora da Escola Municipal Cícero Leite e já participa da quarta formação por saber da importância para o seu trabalho em sala de aula. “A formação é um momento muito importante para nós porque temos a oportunidade de compartilhamos com outros professores nossas experiências e dúvidas. Também é um momento de reflexão, bem como aprender novas técnicas e estratégias para desenvolvermos nossas aulas”, ressaltou a professora.

FONTE: Prefeitura de João Pessoa