Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Coordenadora do Idiomas sem Fronteiras da UFPB representa o Brasil em programa internacional de formação docente nos EUA

A Coordenadora do Programa Idiomas/Inglês sem Fronteiras (IsF) da UFPB, vinculado à Assessoria Internacional, Professora Doutora Mariana Pérez, foi um dos 25 profissionais formadores de professores selecionados em todo o mundo para participar de programa de intercâmbio - EFL Educators Program - organizado pelo Escritório de Educação e Cultura dos Estados Unidos, que se realizará entre os dias 26 de março e 8 de abril de 2016.
publicado: 24/03/2016 14h36, última modificação: 04/08/2016 14h37

Serão duas semanas de um programa intensivo de desenvolvimento profissional em que os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, discutir assuntos relacionados ao ensino de inglês e programas que desenvolvem em seus países, além de visitarem escolas nos Estados Unidos. O programa acontecerá na James Madison University e faz parte do English Access Microscholarship Program. Ao final do programa, os formadores de professores serão convidados a elaborar projetos para serem desenvolvidos em seus países de origem.

Da escolha

A escolha da professora Mariana para representar o Brasil nesse programa se deu em virtude, principalmente, do trabalho desenvolvido pela UFPB para o fortalecimento do ensino de inglês na Paraíba, especialmente através de ações do Programa IsF/UFPB  voltadas para o desenvolvimento profissional de professores de língua inglesa e do projeto de extensão da referida professora, intitulado "EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa". Na UFPB, essas ações contam, ainda, com o apoio do Programa de Ensino da Língua Inglesa via Departamento de Estado dos EUA.

Segundo o Consulado dos Estados Unidos em Recife e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a Professora Mariana foi selecionada por seu relevante trabalho de formação continuada de professores de escolas públicas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado.

Convenção TESOL

É importante mencionar que o Programa de Intercâmbio EFL Educators irá coincidir com a realização da Convenção Internacional TESOL 2016 em Baltimore/Maryland. A TESOL é a maior Associação de Professores de Inglês do mundo e, este ano, completa 50 anos. A professora Mariana está entre os seis participantes do grupo convidado que apresentarão trabalho no evento.