Você está aqui: Página Inicial > Contents > Docentes > Histórico

Histórico

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 08/07/2021 11h02

Histórico

O Curso de Fisioterapia foi criado no ano de 1980. Inicialmente os professores do curso de Fisioterapia eram na maior parte do Departamento de Promoção da Saúde. Em 1982 foi criado um departamento composto pelos docentes de Educação Fìsica e Fisioterapia. A esse departamento foi dado um primeiro nome provisório e depois o nome definitivo de Departamento de Cultura Física e Reabilitação. No ano de 1990 foi desmembrado o Departamento de Cultura Física e Reabilitação em dois departamentos: Departamento de Educação Física e Departamento de Fisioterapia.

Desde então o Departamento de Fisioterapia manteve seu nome e autonomia, mas isso não significa que não houveram mudanças. Ao longo do tempo foram criados novos ambientes e serviços por este departamento. Como exemplo temos a Clínica Escola de Fisioterapia, os Serviços de Fisioterapia e Fisioterapia Infantil do HULW além de laboratórios de graduação e pós-graduação.

Uma das principais atribuições deste departamento é suprir as necessidades do curso de bacharelado em fisioterapia, oferecendo as disciplinas necessárias ao profissional em formação.

Além de promover a docência, realiza atividades de pesquisa e extensão que beneficiam a população local através de diversos serviços prestados, e a comunidade acadêmica através de inúmeros estudos e pesquisas que contribuem para os conhecimentos da fisioterapia e de outras áreas da saúde e através da ampliação do campo de prática do estudante.