Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OVPB faz concerto no Projeto Pôr do Sol

OVPB faz concerto no Projeto Pôr do Sol

Orquestra de Violões da Paraíba realiza concerto no Hotel Globo, centro de João Pessoa

por DEM publicado: 06/12/2017 17h29, última modificação: 06/12/2017 17h29

Concerto "Do Erudito ao Popular" da Orquestra de Violões da Paraíba

A ORQUESTRA DE VIOLÕES DA PARAÍBA é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, que tem como objetivo contribuir para a formação inicial dos estudantes de música, ao servir de laboratório para a prática de orquestra, para alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em música, bem como laboratório de prática de ensino, para os alunos do curso de licenciatura a partir da atuação na orquestra e nas oficinas de ensino coletivo de violão. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de educação Musical e Grupo de Pesquisa PENSAMus, sob a coordenação da professora Carla Santos do Departamento de Educação Musical da UFPB.

Considerada ícone na cultura paraibana, por sua relevante contribuição musical e formativa, a OVPB foi criada em maio 1992 pelo Maestro Gladson Carvalho, com o qual realizou concertos por diversas regiões do nordeste, incluindo inúmeras cidades do interior da Paraíba, deixando seu trabalho registrado em dois CD`s, entre os quais um deles foi relançado pelas Paulinas e tem sido vendido por todo Brasil e Europa, divulgando assim o nome e o potencial artístico-cultural do Estado da Paraíba.

Em 1997, esse grupo foi desativado. Entretanto, em maio de 2005, a Orquestra de Violões da Paraíba foi reativada, sob a coordenação e iniciativa de Carla Santos e Cyran Costa, ex-integrantes da orquestra desde sua criação no ano 1992. Em 2007, após dez anos longe dos palcos paraibanos a OVPB re-estreou oficialmente. Desde então, passou a realizar concertos mensais em diversos espaços públicos e privados da cidade. Uma nova fase da Orquestra foi iniciada no ano de 2015, período em que passou a fazer parte das atividades de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sob a coordenação da professora Carla Santos e do professor Cledinaldo Alves.

SOBRE O CONCERTO

O concerto do dia 08 de dezembro, intitulado Do Erudito ao Popular, trará ao palco, juntamente com a Orquestra de Violões, uma nova geração de cantores que passaram a integrar a Orquestra a partir do final deste ano de 2017, que são as cantoras Giovanna Maropo, Thay Fernandes e Wagney Ramos, além dos solistas convidados: o violonista Rodrigo Kesselring, e o cavaquinista Marcos Andrade. No repertório serão interpretados ícones do repertório erudito, como a Marcha turca de Mozart e Melodia Sentimental de Villa-Lobos e o Concerto em Ré Maior de Vivaldi para Violão e Orquestra. Saindo do erudito, a orquestra trará um diversificado repertório popular, passando pelo choro Chiquita, de Waldir Azevedo, O que será de Chico Buarque, A Flor e o Espinho de Nelson Cavaquinho, e pelo repertório regional, com Feira de Mangaio de Sivuca e Glorinha Gadelha, Se não fosse o forró de Adilson Medeiros, entre muitas outras.

Além dos cantores convidados, para esse concerto contaremos também com a participação de Bianca Nóbrega e Fabiane Marques, na Flauta Transversal, Thainá Italine no Clarinete, e Lucas Carvalho no Acordeon, Allanderson Teixeira no Baixo Elétrico. Na bateria e percussão Adriano Gomes, e Rodrigo Amaral, e na percussão Vanildo Marinho. A regência do concerto estará a cargo da maestrina Carla Santos. A direção artística e musical estará sob a responsabilidade de Cledinaldo Alves e Carla Santos.