Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Capítulos de livros
conteúdo

Capítulos de livros

por osmar publicado 14/11/2020 13h15, última modificação 19/01/2023 15h50

Seção notícias

GARCIA, R. M.; ROCHA, A. C. A. ; CAVALCANTI, V. L. L. . DESFAZENDO LAÇOS AFETIVOS: A prisão de mulheres e a perversa arte de produzir abandono. In: Renata Monteiro Garcia; Jeferson Trindade Silva Borges. (Org.). POLÍTICA CRIMINAL E CÁRCERE: TRAMAS PUNITIVAS EM DEBATE. 1ed.João Pessoa: CCTA-UFPB, 2022, v. 1, p. 19-39.

GARCIA, R. M.; MAGALHAES, A. O. ; GOMES, S. S. . MILHARES DE MULHERES SÓS: Uma análise do abandono afetivo das mulheres no cárcere. In: Renata Monteiro Garcia; Jeferson Trindade Silva Borges. (Org.). POLÍTICA CRIMINAL E CÁRCERE: TRAMAS PUNITIVAS EM DEBATE. 1ed.João Pessoa: CCTA-UFPB, 2022, v. 1, p. 90-105.

GARCIA, R. M.; BORGES, J. T. . Apresentação. In: Renata Monteiro Garcia; Jeferson Trindade Silva Borges. (Org.). POLÍTICA CRIMINAL E CÁRCERE: TRAMAS PUNITIVAS EM DEBATE. 1ed.João Pessoa: CCTA-UFPB, 2022, v. 1, p. 16-18.

GIACOMELO, C. ; SILVA JUNIOR, N. G. S. E. ; GARCIA, R. M. . Politica de Drogas y Encarcelamiento Feminino en America Latina. In: Antônio Manoel Elíbio Júnior; Maria Elizete Guimarães Carvalho; Nelson Gomes de Sant'ana e Silva Junior. (Org.). Direitos humanos e tempo presente: diálogos interdisciplinares. 1ed.João Pessoa: EDUFPB, 2022, v. 1, p. 30-76.

SILVA JUNIOR, N. G. S. E. ; GARCIA, R. M. . política de Drogas e Mulheres: da retraçãode políticas sociais ao avanço do Estado penal. Teoria social e Proteção Social no século XXI. 1ed.João Pessoa: EDUFPB, 2022, v. 1, p. 167-184.

GARCIA, R. M.; BORGES, J. T. ; TOLENTINO, G. M. P. . FEMINIZAÇÃO DA POBREZA, TRÁFICO DE DROGAS E ENCARCERAMENTO: Novas-velhas formas de apropriação sobre as mulheres. In: Renata Monteiro Garcia; Jeferson Trindade Silva Borges. (Org.). POLÍTICA CRIMINAL E CÁRCERE: TRAMAS PUNITIVAS EM DEBATE. 1ed.João Pessoa: CCTA-UFPB, 2022, v. 1, p. 130-155.

LEITE, IVONALDO; OLIVEIRA, E. S. . Alfabetização de crianças em pauta no tempo presente: os Planos Nacionais de Educação (2001-2020, 2014-2024). In: Allan Solano Souza, Arilene Maria Soares de Medeiros, Maria Edgleuma de Andrade. (Org.). Políticas Educacionais nos Campos da Gestão, Avaliação e Formação. 1ªed.Mossoró: Edições UERN, 2022, v. 1, p. 109-131.

ALMEIDA, T. F. ; LIMA, M. J. S. ; LEITE, IVONALDO . Breves Apontamentos sobre a Educação durante os Períodos Ditatoriais no Brasil. In: César Evangelista Fernandes Bressanin, Kamila Gusatti Dias, Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida. (Org.). Instituições Escolares: História, Memória e Narrativas. 1ªed.Cruz Alta - RS: Ilustração, 2022, v. 1, p. 351-367.

PALHANO SILVA, P.R.. POTIGUARA: Educar para o bem viver. A educação ambiental na Escola Cacique Domingos na Aldeia Jaraguá - Rio Tinto - Paraíba - Brasil. POTIGUARA: Educar para o bem viver. A educação ambiental na Escola Cacique Domingos na Aldeia Jaraguá - Rio Tinto - Paraíba - Brasil. 1ed.Deerfield Beach, FL - Pembroke: Pembroke Collins, 2022, v. 1, p. 174-193.

FERREIRA, M. G.; SILVA, Janssen Felipe da . EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULOS ANTIRRACISTAS: ?O CAMINHO SE FAZ ENTRE O ALVO E A SETA. In: Diomário da Silva Junior; Luiz Fernandes de Oliveira; Michele Guerreiro Ferreira; Ricardo Cesar Rocha da Costa. (Org.). Pedagogias Decoloniais e Antirracismos: a potência das práxis decoloniais. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2022, v. 1, p. 127-142.

FORTUNATO, I. ; ARAÚJO, O. H. A. ; MENA, J. . Universidade, Formação e Anti-Intelectualismo: Homenagem a José Luis Sanfelice. In: Adão José Peixoto;Simone Corbiniano;Solange Martins Oliveira Magalhaes. (Org.). Ser professor num contexto de incertezas: a formação como resistência. 1ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022, v. , p. 99-124.

ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. . Ser professor formador: notas a partir das relações estabelecidas com os estudantes das licenciaturas. In: Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros, Ivan Fortunato. (Org.). Nossa ARTE é a DOCÊNCIA. 1ed.Rio de Janeiro - RJ: CM - Ciência Moderna, 2021, v. , p. 55-68.

FERREIRA, L. S. ; FORTUNATO, I. ; ARAÚJO, O. H. A. . La pandemia del covid-19 y las políticas del Ministerio de Educación de Brasil. In: Nivia T. Álvarez Aguilar; Lizbeth Habib Mireles coordinadoras. (Org.). Retos y desafíos de las universidades ante la pandemia de COVID-19. 1ed.Garza, N.L., México: Labýrinthos editores, 2021, v. 1, p. 41-62.

ARAÚJO, O. H. A.; MORAES, C. S. . A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, A PEDAGOGIA E A DIDÁTICA: entre preocupações e proposições. In: Leonardo Mendes Bezerra; Marcos Nicolau Santos da Silva. (Org.). Formação de professores [recurso eletrônico]: cultura, poder e práxis educativa. 1ed.São Luís, Maranhão: EDUFMA, 2021, v. , p. 35-46.

SOARES, Maria Valdenice Resende.; ASSIS, Francymara ; COELHO, R. J. M. . FONTES PARA A HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA. In: Heleno, Edilane do Amaral; Nascimento, Erivaldo Pereira do; Morais, José Jassuipe da Silva; Barbotin, Maria Angeluce Soares Perônico. (Org.). A pesquisa na universidade necessária. 1ed.João Pessoa: Editora UfPB, 2021, v. 1, p. 136-144

BATISTA, Aline Cleide; ALVES, Francisca Terezinha Oliveira . DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DEPEDAGOGOS : O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV - UFPB. Educação: processo de ensino e aprendizagem. 2ed.: Editora conhecimento livre, 2021, v. , p. 336-348.

LIMA, M. A. R. ; BATISTA, Aline Cleide . CONEXÕES POLÍTICAS E FORMATIVAS DA PROFISSÃO PROFESSOR(A). POLÍTICAS PÚBLICAS REGIONAIS: diálogos Norte, Centro-Oeste e Nordeste Coleção Políticas Públicas Regionais. 1ed.Curitira: , 2021, v. 2, p. 45-64.

BATISTA, Aline Cleide; FAHEINA, E. F. A. . Vivências formativas no Programa Residência Pedagógica: narrativas das estudantes do curso de Pedagogia/UFPB/Campus IV.. In: Paulo César Geglio; Dayse das Neves Moreira.. (Org.). RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E PIBID NA UFPB: expressões de trajetórias.. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB,, 2021, v. , p. 128-137.

FERREIRA, M. G.; SILVA, Janssen Felipe da . As práxis curriculares de enfrentamento do racismo nos cursos de formação de professoras/es da Unilab. In: : Manolita Correia Lima, Ivor Prolo, Solange Rodrigues Bonomo Assumpção, Fernanda Leal. (Org.). Unilab 10 anos: gênese, desafios e conquistas. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2021, v. , p. 233-264

SILVA, A. G. C. ; SILVA, D. O. ; LEITE, F. M. ; MENDES, M. E. ; GARCIA, R. M. . ?COMECEI A TRABALHAR E NÃO TIVE TEMPO MAIS PRA ESTUDAR?: AFASTAMENTOS PRODUZIDOS PELO TRABALHO INFANTIL NA RELAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE COM A ESCOLA. In: Maria de Fátima Pereira Alberto; Rafaela Rocha da Costa. (Org.). Trabalho Infantil e Trajetórias de Vida Punidas e encarceradas com Medidas Socioeducativas. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 125-140.

GARCIA, R. M.MEDEIROS, M. R. ; SILVA JUNIOR, N. G. S. E. ; PEREIRA JUNIOR, P. A. . AS ALAS LGBT NO SISTEMA PRISIONAL uma análise do caso paraibano à luz da criminologia crítica. In: Luziana Ra-malho Ribeiro, Fábio Firmino de Araújo, Maria do Socorro de Souza Vieira, Ana Lúcia Batista Aurino. (Org.). Eugenia e direitos humanos. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2021, v. 1, p. 32-51

LEITE, Ivonaldo; SILVA, Ione Gomes; NASCIMENTO, Juliana Silva; SILVA, Suênia Tavares. Educação e Sociedade: Bullying e drogas no contexto escolar. A Pesquisa na Universidade Necessária. João Pessoa: Editora da UFPB, 2021. E-book. 63-77p.

ASSIS, Francymara. A. N; SOARES, Maria. V. R; COELHO, Raiane. J. M. Fontes para a História e Memória da Educação da Paraíba. A Pesquisa na Universidade Necessária. João Pessoa: Editora da UFPB, 2021. E-book. 143-149p.

FAHEINA, Evelyn. F. A; SILVA, William. F; SANTOS, Lúcia. F. S. A Igreja, a Polícia, a Imprensa e a Escola como Mobilizadoras do Discurso sobre o Cinema como Estratégia para Educar os Brasileiros (1910-1939). A Pesquisa na Universidade Necessária. João Pessoa: Editora da UFPB, 2021. E-book. 150-164p.

PALHANO SILVA, P.R.. Diagnóstico + Educação - Covid-19. UFPB NO COMBATE AO COVID-19 - O diagnostico +Educação - Covi-19 no Vale do Mamanguape. 1ed.João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2019, v. 1, p. 50-56.

SOARES, Maria Valdenice Resende.. Formação no exercício da prática docente. In: Maria Lúcia da Silva Nunes. (Org.). Paisagens da História da Educação: memórias, imprensa e literatura. 1ed.Fortaleza-CE: EdUECE, 2020, v. 1, p. 108-126.

PEREIRA, C. F. ; PESSOA, E. S. N.; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. Identidade do alunado da eja: de onde vim para onde me encaminho – minhas raízes. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp.29-39.

SOBRAL, A. M. L.; PESSOA, E. S. N.; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. Sequência didática com a utilização da tecnologia nas turmas da EJA. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp.47-53.

SILVA, M. B.; PESSOA, E. S. N. O PESSOA; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. A valorização da identidade para o sujeito da EJA. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp.77-84.

SANTOS, E. M. ; PESSOA, E. S. N.; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. O processo da leitura e da escrita: perspectiva e desafios no 3º ciclo da educação de jovens e adultos. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp.103-111.

CAVALCANTI, L. F. M. ; SANTOS, M. F. M. ; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. Sequência didática – geometria espacial nas formas dos minerais em salas de EJA. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp.119-126.

RODRIGUES, I. S.; SANTOS, M. F. M. ; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. Intervenções didáticas na EJA: um olhar interdicisplinar no meio ambiente e saúde. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp.147-153.

BATISTA, J. M. ; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. O ensino da EJA — práticas pedagógicas para desenvolver o aprendizado na sala de aula. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp. 160-170.

OLIVEIRA, G. A.; BARROS, K. C. ; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. Artes e geometria — Sequência didática nas unidades de ensino da EJA em salas prisionais do estado da Paraíba. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp.189-198.

NASCIMENTO, M. C. ; BARROS, K. C.; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA . EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O RELATO DA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ANATILDE PAES BARRETO NO MUNICÍPIO DE JACARAÚ-PB. In: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019. pp.198-206.

SILVA, M. M. ; FASSELUAN, R. F.; TEIXEIRA, CÉLIA REGINA. A formação de professores e o estágio supervisionado. In: EDUCAÇÃO: POLÍTICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO. GABRIELLA ROSSETTI FERREIRA (Org). Ponta Grossa: ATENA EDITORA, 2019. pp. 291-295.