Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ensino, Pesquisa e Extensão > Grupos de Estudos e Pesquisas

Grupos de Estudos e Pesquisas

por evelyn publicado 27/01/2018 17h58, última modificação 10/01/2024 16h13

seção Grupos de pesquisa

Seis (06) grupos de estudos e pesquisas são coordenados por docentes do DED e reúnem professores, estudantes e outros profissionais de diferentes áreas, campi da UFPB e de outras instituições – no âmbito nacional e internacional. Diversos estudos e pesquisas são desenvolvidos visando promover a articulação entre investigação, formação e a disseminação do conhecimento de modo a investir na condição de sujeito (s) social-histórico de cada homem/mulher.

| Conheça abaixo nossos grupos de estudos e pesquisas. Em cada um dos nossos grupos, você encontrará um (ou dois) link (s) onde você poderá acessar mais informações sobre as principais atividades desses grupos.

Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Memória da Educação da Paraíba

O grupo de estudo e pesquisa  em História e Memória da Educação da Paraíba tem por interesse o aprofundamento da produção historiográfica em torno de objetos de estudos sobre a História da Educação da Paraíba que se debruçam sobre a formação docente. Capturar na memória relatos orais, catalogação de fontes (não) oficiais ou particulares nos permitirá perceber os traços e trilhas de nossas práticas educativas, levando a produção acadêmica, pelos membros participantes do grupo, de artigos, trabalhos de conclusão de curso e outras formas de materialização científicas, bem como resultará na publicação destes para a comunidade interna e externa a instituição.

Profa. Dra. Maria Valdenice Resende Soares

Profa. Dra. Francymara Antonino Nunes de Assis

Diretório dos Grupos CNPq

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC)

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC) tem como propósito realizar investigações e desenvolver o debate acadêmico a partir de uma tripla perspectiva: a) adotando um enfoque transdisciplinar, buscando, assim, superar as fronteiras teórico-empíricas que tornam o conhecimento prisioneiro da especialização disciplinar; b) concebendo a pesquisa como um dispositivo central no processo de formação humana; c) compreendendo que um dos atributos da pesquisa é construir conceitos e procedimentos que constituam quadros de inteligibilidade para tratar das questões que a realidade coloca como desafio.

Prof. Dr. Ivonaldo Neres Leite

Profa. Dra. Renata Monteiro Garcia

Prof. Dr. Gilmar Leite Ferreira

Blog Diretório dos Grupos CNPq

Grupo de Estudo e Pesquisa em Práticas Educativas, Currículo e Cultura (GREPPECC)

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas, Currículo e Cultura (GREPPECC) dedica-se à abordagem crítica de temáticas relacionadas às práticas educativas, vivenciadas por instituições ou grupos sociais que constroem e sustentam epistemologias sobre os processos de ensinar e aprender, a partir da valorização de aspectos da tradição, etnia, currículo, cultura escolar e desenvolvimento psicossocial de sujeitos cognoscentes. Atribui-se perspectiva interdisciplinar às práticas educativo-culturais, estabelecendo relações entre os saberes escolares e os da comunidade no processo de (trans)formação dos modos de pensar, sentir, falar e agir consigo mesmo, com o outro e o mundo.

Profa. Dra. Francisca Terezinha Oliveira Alves

Profa. Dra. Aline Cleide Batista

Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária  – GEPeeeS

GEPeeeS fundado e registrado no Diretório em 2010. Prioriza as temáticas com os sujeitos da educação e dos movimentos sociais - Indígenas, Ecológico, Cultural, Econômico Solidário. Assume as perspectivas de: a) Promover ações que integram pesquisa, ensino, extensão e gestão; b) Orientação acadêmica aos programas e projetos institucionais ou individuais; c) Investigar a educação formal e não-formal, pautado na teoria dialética e teoria crítica; d) Publicizar e apoiar as ações coletivas e populares que mobilizem saberes; e) Aprofundar as práticas educativas com etnias, economia solidária, ecologia, desenvolvimento sustentável, educação do campo, educação ambiental, agricultura familiar, formação de educadores, movimentos sociais e redes; f) Promover estudos e editoração nos cenários da memória e da cultura, ciências, letras e artes; g) Cultivar a teoria crítica e legado de Paulo Freire.

Prof. PhD Paulo Roberto Palhano Silva

Profa. Me Maika Bouque Zampier

Prof. Dr. Baltazar Macaíba de Souza

Prof. Dr. José Mateus do Nascimento

Prof. Dr. Lusival Antonio Barcellos

Site| Diretório dos Grupos CNPq

LACONEX@O|UFPB

O Grupo: Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o|UFPB) - articula docentes/ pesquisadores e estudantes com interesses no âmbito da formação dos professores e nos processos educacionais na Educação Básica e Superior. Através de conexões com docentes/pesquisadores e estudantes de diversas Instituições, nacionais e internacionais, busca-se contribuir para a formação docente-discente, não só no Estado da Paraíba/Brasil, mas também em outros estados brasileiros e outros países.

Prof. Dr. Osmar Hélio Araújo