Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > INSTITUCIONAL > Quem somos?

Quem somos?

por mateus publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 05/03/2020 13h58

Departamento de Ciências Sociais (DCS) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, Campus I foi criado em 1973. Porém é apenas em 1978 que passa a contar com um curso próprio, o Curso de Mestrado em Ciências Sociais (MCS), com a primeira turma no ano de 1979. Até então, o departamento servia como um suporte nas áreas das Ciências Sociais – Antropologia, Ciência Política e Sociologia -, para os diversos cursos de graduação do campus I que necessitavam, no processo formativo de seus alunos, de um olhar de cientistas sociais em suas especialidades.

A partir da criação do antigo MCS, a luta para a criação de um curso de graduação em Ciências Sociais ficou mais intensa pelo DCS junto à UFPB, como uma forma de ampliar a formação de cientistas sociais graduados que viessem compor um público futuro de alunos pós-graduados do MCS, até então aberto para uma profusão de profissionais locais de diversas especialidades. Neste momento, o Ministério da Educação estava fechado para a formação de cursos de graduação na área das Ciências Sociais no Brasil.

Apenas em 1993 foi possível propor um projeto de abertura de um curso de graduação em Ciências Sociais, oficializado neste mesmo ano pela Resolução 04/93 do CONSUNI, e sua primeira turma funcionando no ano de 1994. Neste mesmo ano de criação do curso de graduação, o MCS modificou sua área de atuação para Sociologia, se transformando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) com apenas um curso em seu interior, o de Mestrado em Sociologia, e iniciando os trabalhos para a criação de um curso de doutorado, o que viria a se concretizar no ano de 1999.

O curso de graduação em Ciências Sociais serviu de impulsor para as transformações havidas na pós-graduação existente, e agora o PPGS tinha o Curso de Ciências Sociais, na modalidade de graduação, e centrou nele todo o trabalho de criação de condições básicas para a formação excelente do novo público que viria a ocupar os seus bancos escolares de pós-graduação.

Atualmente, o curso de graduação em Ciências Sociais dividiu-se em dois, o Curso de Bacharelado em Ciências Sociais e o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, este último criado através das Resoluções 44/07 e 45/07 do CONSEPE, e tendo iniciado suas atividades em 2009, complexificando as atividades do Departamento de Ciências Sociais. Esta complexificação, por sua vez, se expande através da abertura de novos programas de pós-graduação no DCS, como o Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA (criado em 2010, com a primeira turma iniciando em 2011); e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais – PPGCPRI (fundado em 2015, com a primeira turma selecionada para inicio no ano de 2016).

O DCS tem o seu quadro de professores atuando, ainda, em vários outros programas da UFPB, como o PRODEMA – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente; o PPGDH – Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, e outros. O Departamento de Ciências Sociais se encontra, hoje, por fim, composto por 44 Professores efetivos (38 Doutores e 6 Mestres), 4 Professoras visitantes e uma voluntárias (Todas Doutoras)  com formação nas áreas de, Antropologia, Ciência Política e Sociologia, envolvidos em pesquisa, ensino graduado e pós-graduado e extensão.