Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por kenia publicado 04/11/2015 09h26, última modificação 01/09/2021 02h11
O Departamento de Ciência da Informação (DCI) assim denominado desde 30/07/2007, após aprovação do CONSUNI/UFPB é vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Atualmente, integra dois Cursos de Graduação: Biblioteconomia e Arquivologia. E desde 2006, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) foi credenciado pela CAPES. Atualmente, oferta cursos nas seguintes modalidades: mestrado e doutorado.

O Departamento de Ciência da Informação (DCI) assim denominado, a partir do dia 30 de julho de 2007, com a aprovação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSUNI/UFPB), que também vinculou o DCI ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Cabe ressaltar, que anteriormente, recebia o nome de Departamento de Biblioteconomia e Documentação (DBD) e integrava o Curso de Graduação em Biblioteconomia, reconhecido pelo Decreto-Lei nº. 76.178 de 1 de setembro de 1975.  

Com a mudança do nome do Departamento, o Curso de Graduação em Biblioteconomia também passou por reformas curriculares, a fim de se adequar às transformações no perfil do Bibliotecário, exigidas pelo mercado de trabalho.

Outro fato marcante para o Departamento de Ciência da Informação, aconteceu em 14 de julho de 2006, quando Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) credenciou  o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB).

Atualmente, o PPGCI oferta cursos nas seguintes modalidades: Mestrado e Doutorado. A área de concentração do Mestrado e Doutorado é: Informação, Conhecimento e Sociedade e possui três linhas de pesquisas, vinculadas tanto ao Mestrado quanto ao Doutorado, a saber: 1) Ética, Gestão e Política de Informação; 2) Informação, Memória e Sociedade; 3) Organização, Acesso e Uso da Informação.

No ano de 2008, o Departamento de Ciência da Informação obteve mais uma conquista: o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFPB), através da Resolução nº 42/08, aprovou a criação do Curso de Graduação em Arquivologia.

Atualmente, o Departamento de Ciência da Informação possui em seu quadro efetivo 35 docentes, destes 29 são doutores e 06 são mestres. Os docentes deste Departamento desenvolvem atividades relacionadas ao ensino de graduação e pós-graduação. Além das representações junto aos Conselhos da área, Editora Universitária/UFPB, Coordenação de projetos de monitoria, extensão e pesquisas. E, coordenação das Revistas: Informação & Sociedade; Biblionline e Archeion. Além disso, a Coordenação do Projeto Laboratório de Tecnologia Intelectuais - LTI/UFPB com apoio do CNPq, desde o ano de 2009.